Para complementar e expandir o estudo que o Ranking de Rentabilidade tem como objetivo, criei os gráficos. O primeiro gráfico representa a média de todas as  carteiras ativas no Ranking em comparação ao Ibovespa, CDI e Poupança (nova). (Clique nas imagens para ampliar)

 

Inicialmente as carteiras perderam do Ibovespa mas no médio prazo já vem se mostrando bem menos volátil começando  a superar todos os índices, além de quando houve queda forte  no Ibov a Média das carteiras ficou quase 10 pontos percentuais acima mesmo estando negativa e se segurou muito bem. No mês de Novembro perdemos para o Ibovespa e também perdemos para os dois índices de Renda Fixa utilizados como benchmark, CDI e Poupança com a regra nova.

No segundo gráfico fiz um estudo mais complexo dos investimentos que considero extremamente importante para definir estratégias de acordo com seu perfil e analisar a volatilidade das carteiras no longo prazo. Na vertical o gráfico mostra o Retorno bruto anual da carteira e na horizontal o Risco anual  desta, adicionei os índices Ibovespa (Renda Variável) e CDI (Renda Fixa) para melhorar a comparação (Ao lado de cada investidor existe um símbolo e esse símbolo o representa na área quadriculada) :

 

Por último o gráfico mais simples que complementa o Ranking mostrando apenas o resultado bruto das carteiras por investidor:

Desculpem o enorme atraso na publicação dos gráficos, estou trabalhando para melhorar os artigos do site e pretendo apresentar muitas novidades para o próximo ano.

Inscrições Ranking de Rentabilidade 2013

 

Muitas pessoas têm enviado emails perguntando sobre o Ranking de Rentabilidade 2013, as regras para participar são as seguintes:

  • Número máximo de 25 (vinte e cinco) participantes;
  • Ter um blog com a estratégia exposta, não necessitando ter valor da carteira ou aportes;
  • Utilizar para apuração da rentabilidade da carteira a planilha de apuração desenvolvida pelo Além da Poupança;
  • Enviar um email ou um comentário solicitando a participação para evitarmos pegar dados sem permissão;
  • Comprometer-se com o estudo publicando sempre as atualizações até o 2º dia útil do mês subsequente a apuração.

 

Em caso de não atualizar por dois meses, seguidos ou não, o participante será removido por desfalcar o estudo de rentabilidade.  E vale lembrar que este Ranking serve como uma análise de estratégias reais e de forma alguma deve ser encarado como um jogo ou algo a ser copiado, todas as carteiras são analisadas e sujeitas a aprovação caso ocorram situações absurdas ou informações divergentes. Só será permitido no ano de 2013 ativos negociáveis em Mercado de Valores, excluindo-se nesse caso: imóveis físicos com valorização fictícia, proventos de empresas próprias e outras formas de remuneração que não são investimentos e que devem ser contados como aportes, patrimônio que não é um investimento como carros e outros bens. Pois essas formas de “investir” não podem ser mensuradas e validadas, acabando assim com a finalidade do estudo.

Espero que com essas simples regras tenhamos um Ranking que servirá de parâmetro para os brasileiros e estrangeiros interessados em investir em nosso país, além de uma possibilidade enorme de estratégias a serem acompanhadas e até atingidas pela população em geral. Mostramos neste ano de 2012 que é possível bater índices com estratégias simples ou perder muito dinheiro com estratégias equivocadas, será muito bom ter todos os envolvidos de 2012 participando em 2013 e se os leitores tiverem sugestões por favor participem!

 

Invista em você!