Uma das maiores dúvidas que os investidores iniciantes devem ter é como de fato começar investir seu dinheiro.
O primeiro passo para esse caminho é abrir a conta em uma corretora de valores, para qual irá enviar seu dinheiro e operar seus investimentos.
Mas muitos perguntam: Qual é a melhor corretora para investir?
Ao invés de fornecedor uma resposta vou dar as ferramentas para que possam fazer a escolha que é melhor para você, afinal cada um tem um perfil e um dinheiro para investir, tudo isso vai influenciar na sua escolha e tem também investidores que gostam de separar seus investimentos em diferentes corretoras para se beneficiar de taxas baixas em determinadas classes de investimentos.
A principal ferramenta para buscar sua corretora e também a mais confiável é da própria da BM&FBovespa.
Nessa página você deve responder a três perguntas e uma pergunta opcional:
- Valor Inicial que quer investir
- Quais ativos deseja investir
- Corretora via internet ou presencial
- Serviços diferenciais
Respondido essas perguntas uma lista vai ser gerada te levando ao site das corretoras de valores que atendam ao seu perfil.
Depois disso entra a parte importante porque muitas corretoras vão ser exibidas, afinal as perguntas são básicas e provavelmente a maioria das corretoras vai atender aos requisitos e então o que devemos procurar?
- Preço: Taxa de Custódia, Taxa de Corretagem e outras taxas.
- Atendimento: Eles atendem por e-mail? Presencial? Por telefone? São prestativos na resolução de dúvidas e problemas?
- Benefícios: Transferência gratuita (TED/DOC), auxílio no Imposto de Renda, Relatórios, Cursos e etc, sem custos adicionais ou com preços acessíveis.
Quanto mais transparente e fácil for para encontrar essas respostas melhor, significa que a corretora é confiável em transmitir seus dados e você deve enviar um e-mail ou ligar para eles para sentir como é o atendimento, afinal está confiando para eles a custódia do seu dinheiro e dos seus ativos.
Nunca devemos olhar apenas para o preço baixo da corretagem, a solidez da corretora e o suporte que nos dão é igualmente importante, mesmo que o seu plano seja girar muito a carteira comprando e vendendo, deve ter garantias que a corretora vai manter seu dinheiro seguro para que seus planos sejam alcançados.
Definido esses passos basta entrar em contato com a corretora escolhida e abrir uma conta, é igual uma conta corrente de banco, enviará seus dados de residência, comprovantes de rendimento e irá aguardar a aprovação da abertura da conta. Finalizado essas burocracias que devem durar mais ou menos uma semana (depende da sua agilidade em enviar o requisitado), você já poderá operar seja pelo Homebroker, telefone ou mesa de operações o que achar mais conveniente.
Espero ter esclarecido essa principal dúvida de quem quer começar a investir e não sabe como escolher sua corretora de valores, qualquer dúvida adicional por favor deixe nos comentários!