Este mês foi um tanto conturbado, queda forte na Bolsa e recuperação próxima ao fim do mês, parece que os blogueiros estão manipulando o mercado para fechar no positivo as postagens, hehe.

   Aproveitei o momento de baixa do início do mês para compras que ajudaram a diminuir o preço médio de alguns ativos da carteira aportando um pouco mais ao normal devido a renda conjunta do valor a receber da antiga empresa e o valor recebido da nova empresa. Mantive a estratégia de alocação 40% Bolsa, 30% Fundos Imobiliários e 30% Renda Fixa como podem observar no gráfico abaixo:

Alocação Carteira General

Diversifiquei bem o setor de FII como podem observar no próximo gráfico e também adquiri um novo título do tesouro que foi a LTN010116 para fins de diversificação pois em Renda Fixa a NTNB-Principal ainda ocupa uma grande porcentagem. Nas Ações ampliei participação do ETF SMAL11 que pretendo deixar em 70% para tornar mais agressiva a carteira visto que o retorno é proporcional ao risco, agora a mira está em WPLZ11B que me concedeu uma bela porrada na rentabilidade por causa do encerramento de contrato de renda mínima e irei monitorar em Julho, assim como  o PIBB11 que devo diminuir o  preço médio caso caia mais.

Alocação de ativos por setor

Fora dos investimentos da Carteira tenho algumas novidades sobre as possíveis rendas extras que comuniquei em  postagens passadas e no fórum do Pai Rico. Juntamente com um amigo abri uma empresa e estamos com projetos de médio porte em atividade que vão garantir pelo menos o capital suficiente para pagar todas as despesas desse empreendimento e permitir contratar alguns recursos, além disso, com os colegas da nova empresa farei um Clube de Investimentos para fins de estudo que vamos operar opções e comprar ações individuais com base em análise fundamentalista de longo prazo, conforme evolua irei pensar em criar uma série para acompanhamento de vocês se acharem interessante este tipo de estudo.

Finalizando a postagem agora e informando que o Ranking de Rentabilidade será encerrado na segunda-feira dia 2 de Julho e com certeza será surpreendente, para  quem quer participar ainda dá tempo. 🙂

 

Resumindo a Carteira General de Junho

Rentabilidade: 1,01%

Invista em você!