Tesouro Direto desenvolveu uma ferramenta para facilitar o investimento em títulos para o longo prazo, além da diminuição do valor mínimo de compra para R$ 30,00 ainda terá descontos para reinvestir os cupons semestrais ou a recompra do título após o vencimento, tudo de forma automática após programação do cliente.

Essa função serve para fazer o reinvestimento nos títulos públicos que atingem a data de vencimento ou que pagam juros semestrais, tornando o planejamento de longo prazo bem simples.

Se você busca como aplicar o seu dinheiro nessa modalidade de investimento, leia o nosso artigo Tesouro Direto: O Guia Completo.

Vantagens e desvantagens do reinvestimento

A vantagem dessa ferramenta é que seu investimento será automatizado, como se fosse uma previdência privada onde o dinheiro é reinvestido sem nenhum tipo de interação.

A desvantagem é que você pode comprar títulos quando não estão entre as melhores rentabilidades no mercado de valores, perdendo algum rendimento maior que poderia conseguir em outras aplicações.

Como funciona o reinvestimento

Para a recompra será utilizado o valor mínimo de até 1% do total do título e que deve ser mais de 30,00 reais, se o valor não for alcançado, então a recompra não será executada.

Utilizando o agendamento para reinvestir os cupons de juros semestrais, não é cobrada taxa nenhuma e após o vencimento do título, existe um desconto de 50% nas taxas e poderá ser definida uma porcentagem do cupom que será reinvestido.

Nem todas as corretoras prestam esse serviço então consulte a sua corretora de valores para verificar essa possibilidade do reinvestimento no Tesouro Direto.

Passo a passo para reinvestir no Tesouro Direto

Abaixo você pode fazer o download de um documento em PDF com o passo a passo de como usar o sistema de Agendamento do Tesouro Direto:

Download Guia de Agendamento

 

Esse guia foi desenvolvido pela BM&FBovespa e atualizado em janeiro de 2015, após a atualização da interface do sistema em 2016, o Tesouro Direto e a BM&FBovespa não modificaram mais o documento e você encontra nomenclaturas diferentes no Guia, porém a lógica permanece igual.