Como havia postado anteriormente sobre as novidades do blog teremos agora o ranking de rentabilidade dos investidores blogueiros. E para que fique claro as regras e critérios segue abaixo todo o esclarecimento, porém caso ainda reste dúvida ou tenha uma sugestão por favor informe nos comentários ou através do Formulário de Contato.

– Como será feito o Ranking e quais os principais critérios de classificação?

  O Ranking de Rentabilidade será feito utilizando o sistema de cotas que é a melhor forma de calcular a rentabilidade real de um investimento desconsiderando os aportes. Para quem não conhece este sistema leia o artigo que o HC Investimentos publicou explicando o assunto (Clique aqui!) ou então baixe a planilha do Além da Poupança que é excelente e também contém explicações sobre o sistema, inclusive aos que vão participar do ranking ou queiram participar basta preenchê-la até o final do mês vigente e me enviar.
Apesar de utilizarmos o critério de posição do investidor no ranking o que deve ser levado em maior consideração é a estratégia de alocação e ativos dos investidores, porque a ideia final será a de um ranking sem divulgação de patrimônios onde todos poderiam participar mantendo o sigilo de suas contas, podendo se identificar e ter como foco o investimento e não a renda ou o valor total do patrimônio. Mas esse tipo de ranking por enquanto não será possível por demandar muito tempo então neste ano manteremos apenas os investidores que divulgam patrimônio nos blogs até pela facilidade de consultar sua estratégia.

– Qual o limite de investidores e quem pode participar?

Para participar do Ranking de Rentabilidade basta informar os ativos no seu blog, valores alocados e aporte. Porém aqueles que informarem conteúdos que não compõem o patrimônio líquido será descontado quando planilharmos os dados porque o objetivo deste Ranking é mostrar a rentabilidade real e não o valor do patrimônio total ou de valorizações irreais.
O limite de participantes será de 30 investidores e como o Ranking objetiva rentabilidade não será informado patrimônio, carteira ou aportes reais, mas já adianto que tudo será apurado e se for constatado má intenção com a mnipulação de dados, a pessoa será removida do ranking porque atrapalhará o estudo e comparações de investidores realmente interessados em alcançar a Independência Financeira.

– Qual o prazo para informar o resultado mensal e publicar o Ranking?

Pedimos aos participantes do Ranking que informem até o primeiro dia após o fechamento do mês vigente toda a informação da carteira, valor atual, aporte e ativos. O Ranking será publicado em até 2 dias úteis após o fechamento do mês referente ao estudo.

Já fiz um ranking parcial com as informações que garimpei pelos blogs mais conceituados de investimento mas aos que puderem enviar a planilha de cotas preenchidas ou atualizar no seu blog, principalmente os aportes, agradeço pela ajuda!

E como todos estão envolvidos na criação deste ranking seria interessante ter sua opinião e participação com críticas e sugestões para melhoria do sistema ou dos critérios.

 

Invista em você!