Este é o Ranking de Rentabilidade de Agosto, dando continuidade ao estudo de 2013 e representado no gráfico abaixo (Para melhor visualização clique na imagem):

Ranking Rentabilidade Agosto 2013

No Ranking de Rentabilidade deste mês tivemos 45% das carteiras com valor positivo e o restante negativo somam 55% dos participantes, apesar de um mês excelente para a Bolsa menos da metade apenas dos investidores conseguiram um resultado positivo e nenhum investidor ultrapassou o Ibovespa que no mesmo período teve rentabilidade de +3,68%.

Neste mês tivemos um participante excluído: Micro Investidor, para pagar uma dívida liquidou toda a carteira e sua rentabilidade não pode mais ser calculada pois não tem mais nada para contabilizar.  As alterações de posições no Ranking de Rentabilidade serão definidas por setas coloridas que significam: Roxa quando permaneceu na mesma posição, Vermelha quando caiu posição e Azul quando subiu posição. Como pedido pelos leitores utilizaremos agora no estudo o IPCA acumulado do ano, porém como demora a sair o IPCA do mês atual, o valor somado ao acumulado do ano será da projeção do mês feita pela ANBIMA.

Indicarei apenas os ativos da carteira de cada investidor, peço que visitem o blog de cada um no menu ao lado Investidor do Ranking, estudem suas estratégias, comentem, opinem e vamos formar uma comunidade unida de finanças! Apenas farei comentários sobre os três melhores do mês.  🙂

 

Investidores do Ranking de Rentabilidade 2013

 

Admiral Trust: Ações, Tesouro Direto e Fundos Imobiliários.

Além da Poupança: Ações, Tesouro Direto e Fundos Imobiliários.

Aprendiz de Investimentos: Ações, Fundos Imobiliários, Poupança.

Bons Dividendos: Ações, Fundos Imobiliários, Poupança, LCI, Fundo Multimercado, Empréstimo, Clube de Investimentos.

Corey: Ações, Tesouro Direto, Fundos Imobiliários, CDB, Poupança.

Di Finance: Ações e Fundos Imobiliários.

Eike Rico: Ações, Tesouro Direto, Poupança.

Estagiário Investidor: Ações, Tesouro Direto, Fundos Imobiliários.

FinanCity: Ações, ETF, Tesouro Direto, CDB.

General Investidor: Ações, Tesouro Direto, Fundos Imobiliários.

Geração 65: Ações.

Holding Scott: Ações, Tesouro Direto, Fundos Imobiliários, Empréstimo.

Investidor Alternativo: Ações, Tesouro Direto, CDB, Fundos Imobiliários.

Método Grifo: Ações.

O Idiota: Ações, Tesouro Direto, Fundos Imobiliários.

Pai Portuga, Pai Pobre: Ações, Fundos Imobiliários, Poupança.

Primeiro Bilhão: Ações.

Trabalhar e Investir: Ações, Tesouro Direto, Poupança e Fundos Imobiliários.

Trabalhar Pra Si Mesmo: Ações.

Zé Mobral: Ações e FII.

 

Ranking de Rentabilidade Mensal:

 

1º Lugar do Mês: Investidor Alternativo (+2,71%)

Como o apelido desse investidor já diz, sua carteira é muito alternativa, com ações de baixa liquidez e com indicativos fundamentalistas bastante atraentes. Possui ações de celulose (RANI3 e RANI4) até ações de empresas de vestuário (CGRA3 e CGRA4), uma carteira com alta concentração em poucas ações, diversificada em alguns poucos fundos imobilários e protegida na renda fixa pelo Tesouro Direto.

Essa foi no mês disparada a maior rentabilidade no Ranking de Rentabilidade e mesmo assim ninguém conseguiu superar o índice Ibovespa, no entanto o Investidor Alternativo informou que seus fundos imobiliários não performaram bem, como quase todos os demais investidores que possuem esse ativo em carteira, devido principalmente ao aumento da Selic os fundos imobiliários se tornaram menos atraentes em comparação a algumas ofertas na renda fixa e segundo alguns investidores devido também a possível guerra na Síria, fazendo com que os estrangeiros tirem seus investimentos dos fundos imobiliários do Brasil e migrem para os títulos americanos que provavelmente terão uma taxa melhor para captar recursos.

 

2º Lugar do Mês:  Zé Mobral (+1,76%)

Novamente aparecendo entre os melhores do mês no Ranking de Rentabilidade, fortalecendo sua posição como primeiro investidor em rentabilidade no ano de 2013 e o único dentro do estudo que conseguiu até o momento bater a inflação, devo acrescentar com uma fboa margem de distância.

Fez algumas operações interessantes no mês de agosto, zerando posição na ELET3, ação da Eletrobrás que atua no setor de energia elétrica, comprando BICB4 que é um pequeno banco, porém com larga história e experiência, possui indicativos intrigantes que não julgo serem muito sólidos mas que tem colocado as contas em ordem e se estruturado com maior rigor em aprovações de crédito, a estratégia do Zé Mobral deve ser acompanhada de perto, ele detalha suas operações e carteira muito bem e possui um histórico excelente na Bolsa.

 

3º Lugar do Mês: Admiral Trust (+1,59%)

Um grupo de sócios que foram essa carteira, ela tem evoluído de forma gradual e infelizmente está na lanterna do Ranking de Rentabilidade deste ano, sem se deixar abater eles têm conseguido resultados bem positivos desde o mês passado e isso parece ter apagado a má fase do meio do ano. A forma que apresentam a carteira é muito bacana, principalmente para quem gosta de contabilidade e de balanços, fazem balanço patrimonial e demonstrativo de resultados, vale a pena acompanhar!

Com uma carteira diversificada em ações, fundos imobiliários e tesouro direto (a segunda carteira com essa formação nos melhores do mês), conseguiram um resultado ótimo e recuperaram boa parte do prejuízo acumulado no ano, suas ações são em grande maioria blue chips pertencentes ao índice Ibovespa e portanto normalmente segue sua tendência. Nos fundos imobiliários possui na maior parte fundos de papel e fundos de fundos, nos títulos do tesouro está posicionado em títulos pré e pós fixados atrelados a inflação que pagam cupons semestrais, consegui perceber que essa carteira tem um bom foco em fluxo de caixa, algumas das melhores ações de dividendos estão nela, além dos fundos imobiliários que pagam aluguéis mensais e títulos do tesouro que pagam cupons.

 

Ranking de Rentabilidade Anual:

 

1º Lugar do Ano:  Zé Mobral

  • Rentabilidade Bruta de +8,24%

 

2º Lugar do Ano: Holding Scott

  • Rentabilidade Bruta de +2,67%

 

3º Lugar do Ano: Geração 65

  • Rentabilidade Bruta de +2,09%

 

 

Invista em você!