Este é o Ranking de Rentabilidade de Setembro, dando continuidade ao estudo de 2013 e representado no gráfico abaixo (Para melhor visualização clique na imagem):

Ranking Rentabilidade Setembro 2013

No Ranking de Rentabilidade deste mês tivemos 80% das carteiras com valor positivo e negativo apenas um participante, um mês extremamente volátil e positivo na Bolsa, vários investidores do Ranking de Rentabilidade conseguiram superar em muito o índice Ibovespa que no mesmo período teve rentabilidade de +4,65%.

Neste mês não tivemos nenhum participante excluído, porém tivemos cerca de cinco participantes atrasados com o fechamento de suas carteiras e um que não apresentou até o momento sua atualização, isso fez com que essa publicação fosse atrasada para não estragar o estudo em sua reta final.  As alterações de posições no Ranking de Rentabilidade serão definidas por setas coloridas que significam: Roxa quando permaneceu na mesma posição, Vermelha quando caiu posição e Azul quando subiu posição. Como pedido pelos leitores utilizaremos agora no estudo o IPCA acumulado do ano, porém como demora a sair o IPCA do mês atual, o valor somado ao acumulado do ano será da projeção do mês feita pela ANBIMA.

Indicarei apenas os ativos da carteira de cada investidor, peço que visitem o blog de cada um no menu ao lado Investidor do Ranking, estudem suas estratégias, comentem, opinem e vamos formar uma comunidade unida de finanças! Apenas farei comentários sobre os três melhores do mês.  🙂

 

Investidores do Ranking de Rentabilidade 2013

 

Admiral Trust: Ações, Tesouro Direto e Fundos Imobiliários.

Além da Poupança: Ações, Tesouro Direto e Fundos Imobiliários.

Aprendiz de Investimentos: Ações, Fundos Imobiliários, Poupança.

Bons Dividendos: Ações, Fundos Imobiliários, Poupança, LCI, Fundo Multimercado, Empréstimo, Clube de Investimentos.

Corey: Ações, Tesouro Direto, Fundos Imobiliários, CDB, Poupança.

Di Finance: Ações e Fundos Imobiliários.

Eike Rico: Ações, Tesouro Direto, Poupança.

Estagiário Investidor: Ações, Tesouro Direto, Fundos Imobiliários.

FinanCity: Ações, ETF, Tesouro Direto, CDB.

General Investidor: Ações, Tesouro Direto, Fundos Imobiliários.

Geração 65: Ações.

Holding Scott: Ações, Tesouro Direto, Fundos Imobiliários, Empréstimo.

Investidor Alternativo: Ações, Tesouro Direto, CDB, Fundos Imobiliários.

Método Grifo: Ações.

O Idiota: Ações, Tesouro Direto, Fundos Imobiliários.

Pai Portuga, Pai Pobre: Ações, Fundos Imobiliários, Poupança.

Primeiro Bilhão: Ações.

Trabalhar e Investir: Ações, Tesouro Direto, Poupança e Fundos Imobiliários.

Trabalhar Pra Si Mesmo: Ações.

Zé Mobral: Ações e FII.

 

Ranking de Rentabilidade Mensal:

 

1º Lugar do Mês: Di Finance (+8,77%)

Novamente aparecendo entre os melhores do mês, apesar de ironicamente ser o último do Ranking de Rentabilidade, esse investidor já apareceu algumas vezes por aqui por conta dos termos que opera, um dos poucos participantes que faz esse tipo de operação.

E mais uma vez esse termo foi o responsável pela alta volatilidade de sua carteira, algumas com fortes quedas e outras com fortes altas, a rentabilidade de sua carteira foi quase o dobro do índice Ibovespa no mês de Setembro, uma medida impressionante! Um termo feito em Cemig que estava em baixa e teve uma boa recuperação, fazendo com que o prejuízo no termo fosse drasticamente reduzido, além é claro de sua carteira bem atrelada ao índice Ibov, subiu muito no mês e levou vários ativos para o alto como suas ações em carteira VALE5, PETR4 e BBAS3.

 

2º Lugar do Mês:  Método Grifo (+8,55%)

Agora ativo na blogosfera e pela primeira vez entre os melhores do mês no Ranking de Rentabilidade, possui uma carteira baseada em indicativos próprios e que é regularmente modificada, baseado em análise fundamentalista principalmente e exibido por meio de carteira recomendada.

Possui um vasto número de ações em carteira, muitas listadas no índice Ibovespa e várias ações que não fazem parte deste índice, sendo a ação mais valorizada nesta carteira a LCAM3 (Locamerica) que segundo o investidor teve valorização acumulada de 21% somente no mês de Setembro. O interessante de observar nessa estratégia é a variedade de setores que a carteira está distrubuída, não consegui identificar uma preferência por nenhum deles, realmente é uma carteira disciplinada que segue a risca as recomendações fundamentalistas e de forma bastante fria nas análises e tomadas de decisão, o que resultou como podemos ver, em uma rentabilidade muito acima da média.

 

3º Lugar do Mês: Trabalhar pra Si Mesmo (+7,62%)

Acredito que este seja o investidor mais DETALHISTA do Ranking de Rentabilidade, além de ter uma disciplina enorme para contabilização de sua carteira pelo sistema de cotas, ainda exibe planilhas com posições e operações do mês, é de verdade fantástico acompanhar esse cara.
Um dos poucos investidores do Ranking de Rentabilidade que opera pela análise gráfica, o contra ponto que precisávamos para estudar por aqui. Sua carteira é gigante, possui várias ações listada no índice Ibovespa e posso notar que dá bastante prioridade a liquidez, de certo pela necessidade dessa quando se opera com a análise gráfica, a liquidez é muito importante para mudar rapidamente de posição nos ativos, essa carteira gira bastante e é um contraste com vários que participam deste estudo.
Apesar de operar com gráficos e dados próprios, segundo o autor relata em seu blog, é possível identificar diversas ações que investidores fundamentalista seguram em suas carteiras, possivelmente deve misturar os dois, operando pontos de entrada e saída visando a formação de uma carteira sólida para o longo prazo, com um bom preço médio e rentabilidade sobre os ativos da carteira.

 

Ranking de Rentabilidade Anual:

 

1º Lugar do Ano:  Zé Mobral

  • Rentabilidade Bruta de +11,77%

 

2º Lugar do Ano: Holding Scott

  • Rentabilidade Bruta de +9,19%

 

3º Lugar do Ano: Além da Poupança

  • Rentabilidade Bruta de +7,03%

 

 

Invista em você!