Este é o Ranking de Rentabilidade de Outubro, dando continuidade ao estudo de 2013 e representado no gráfico abaixo (Para melhor visualização clique na imagem):

Ranking Rentabilidade Outubro 2013

No Ranking de Rentabilidade deste mês tivemos 80% das carteiras com valor positivo e apenas um participante negativo, um mês extremamente positivo na Bolsa para quem investiu em empresas de verdade e não em pré-operacionais X. Vários investidores do Ranking de Rentabilidade conseguiram superar o índice Ibovespa que no mesmo período obteve rentabilidade de +3,63%.

Neste mês tivemos um participante excluído: Pai Portuga, Pai Pobre, ele simplesmente tem postado suas “atualizações”, se podemos chamar assim, no título do post e não fornece nenhuma informação da carteira e como todos sabem, o Ranking de Rentabilidade é um estudo de estratégias e não de números percentuais.

Tivemos novamente alguns participantes atrasados com o fechamento de suas carteiras e um que não apresentou até o momento sua atualização pela segunda vez o Bons Dividendos, isso fez com que essa publicação fosse atrasada para não estragar o estudo em sua reta final.  As alterações de posições no Ranking de Rentabilidade serão definidas por setas coloridas que significam: Roxa quando permaneceu na mesma posição, Vermelha quando caiu posição e Azul quando subiu posição.

Indicarei apenas os ativos da carteira de cada investidor, peço que visitem o blog de cada um no menu ao lado Investidor do Ranking, estudem suas estratégias, comentem, opinem e vamos formar uma comunidade unida de finanças! Apenas farei comentários sobre os três melhores do mês.  🙂

 

Investidores do Ranking de Rentabilidade 2013

 

Admiral Trust: Ações, Tesouro Direto e Fundos Imobiliários.

Além da Poupança: Ações, Tesouro Direto e Fundos Imobiliários.

Aprendiz de Investimentos: Ações, Fundos Imobiliários, Poupança.

Bons Dividendos: Ações, Fundos Imobiliários, Poupança, LCI, Fundo Multimercado, Empréstimo, Clube de Investimentos.

Corey: Ações, Tesouro Direto, Fundos Imobiliários, CDB, Poupança, Imóveis.

Di Finance: Ações e Fundos Imobiliários.

Eike Rico: Ações, Tesouro Direto, Poupança.

Estagiário Investidor: Ações, Tesouro Direto, Fundos Imobiliários.

FinanCity: Ações, ETF, Tesouro Direto, CDB.

General Investidor: Ações, Tesouro Direto, Fundos Imobiliários.

Geração 65: Ações.

Holding Scott: Ações, Tesouro Direto, Fundos Imobiliários, Empréstimo.

Investidor Alternativo: Ações, Tesouro Direto, CDB, Fundos Imobiliários.

Método Grifo: Ações.

O Idiota: Ações, Tesouro Direto, Fundos Imobiliários.

Primeiro Bilhão: Ações.

Trabalhar e Investir: Ações, Tesouro Direto, Poupança, Previdência e Fundos Imobiliários.

Trabalhar Pra Si Mesmo: Ações.

Zé Mobral: Ações e FII.

 

Ranking de Rentabilidade Mensal:

 

1º Lugar do Mês: Zé Mobral (+8,30%)

O investidor que no começo do ano sempre subia no pódio do Ranking de Rentabilidade, volta novamente a marcar presença e com uma rentabilidade fantástica, mais do que o dobro do índice Ibovespa e fazendo um acumulado até o momento no ano de mais de 20%.

Sua estratégia consiste na análise de balanços minuciosa das empresas baseado na análise fundamentalista, sem se importar com o tamanho da empresa ou se é a bola da vez, simplesmente faz sua avaliação pessoal e aporta em grandes quantias, vendendos alguns ativos para isso, até que um balanço negativo e drástico mude o cenário, se desfazendo assim da ação e partindo para uma nova. Investe em fundos imobiliários e pensava em utilizá-los em quedas da Bolsa para gerar capital rápido e aproveitar as promoções de preços baixos, porém os fundos imobiliários supreenderam negativamente a ele e muitos investidores, estagnando seus preços ou caindo bastante por conta do aumento da Selic, ficando menos atraente alguns fundos em comparação com a renda fixa.

 

2º Lugar do Mês:  Além da Poupança (+7,03%)

Um dos mais respeitados na blogosfera, por sua imparcialidade e grande conhecimento nas empresas que investe, aparece no pódio do Ranking de Rentabilidade, com um acumulado no ano duplicado em apenas um mês e agora é de mais de 14%, ficando próximo a ultrapassar o Holding Scott que não teve um mês excepcional para segurar a subida dos demais participantes.

Possui um bom número de ações em carteira, todas escolhidas pela análise fundamentalista e com critérios pessoais que explicou passo a passo em seu blog, tudo para ele é um motivo de análise, do nome da empresa até sua margem de lucro. Essa estratégia de detalhismo e disciplina está se provando acertada, no ano passado encerrou a carteira com rentabilidade de 17%, pelo que tudo indica irá ultrapassar essa marca e logo seus aportes serão irrisórios perto de tamanha rentabilidade sobre o valor da carteira. Possui também um fundo imobiliário e alguns títulos do tesouro direto que fazem a proteção da carteira na parte da renda fixa, quase todos para longo prazo.

 

3º Lugar do Mês: Aprendiz de Investimentos e Geração 65 (+6,64%)

Pela primeira vez desde a criação do Ranking de Rentabilidade, tivemos um empate de rentabilidades!

Sinceramente não imaginei que isso poderia acontecer, pois com estratégias de investimentos tão distintas entre todos os participantes essa hipótese era bem remota e também porque considero cada valor de modo bem rígido, mas como sempre os investidores conseguem nos mostrar que nada é impossível nos investimentos, apenas improvável.

Um novato e um veterano se enfrentando diretamente no Ranking de Rentabilidade, devo lembrá-los que o Geração 65 foi o vencedor de rentabilidade no Ranking de Rentabilidade do ano passado e possui uma carteira bem estável, com pouca manutenção, é muito difícil se igualar a esse investidor. O Aprendiz de Investimentos não fica atrás, com uma carteira de respeito e com bastante humildade desde que chegou na blogosfera, tem conseguido abrir seu espaço com largos passos, possui uma carteira um tanto arrojada, agora começou a fazer operações de troca de cheque para uma renda extra e está tratando isso como investimento, cuidado para não misturar as coisas, já vimos muita estratégia que estava dando tudo certo por aqui e depois de uma escorregada não conseguir alcançar os objetivos esperados, mas… Quem sou eu para falar alguma coisa, afinal minha estratégia estava indo muito bem no ano passado e resolvi operar opções sem preparo, tomando uma paulada que só consegui me recuperar totalmente esse ano e outros exemplos pela blogosfera que não são raros como operar opções, termos e até marketing multinível em estratégias que tinham tudo para bater várias projeções.

 

Ranking de Rentabilidade Anual:

 

1º Lugar do Ano:  Zé Mobral

  • Rentabilidade Bruta de +20,95%

 

2º Lugar do Ano: Holding Scott

  • Rentabilidade Bruta de +15,17%

 

3º Lugar do Ano: Além da Poupança

  • Rentabilidade Bruta de +14,55%

 

 

Invista em você!