Este é o Ranking de Rentabilidade de Maio, dando continuidade ao estudo de 2013 e representado no gráfico abaixo (Para melhor visualização clique na imagem):

 Ranking-Rentabilidade-05-2013

 

No Ranking de Rentabilidade deste mês tivemos cerca de 50% das carteiras com valor negativo e 50% com valor positivo, um mês bem equilibrado e intrigante para ver o que as diferentes estratégias proporcionam em vários momentos nos investimentos, enquanto o Ibovespa no mesmo período teve rentabilidade de -4,30%.

Neste mês não tivemos nenhum participante novo e nenhum excluído. As alterações de posições no Ranking serão definidas por setas coloridas que significam: Roxa quando permaneceu na mesma posição, Vermelha quando caiu posição e Azul quando subiu posição. Como pedido pelos leitores utilizaremos agora no estudo o IPCA acumulado do ano vigente, porém como demora a sair o IPCA do mês atual, o valor somado ao acumulado do ano será da projeção do mês feita pela ANBIMA.

Indicarei apenas os ativos da carteira de cada investidor, peço que visitem o blog de cada um (Links na página inicial) e estudem suas estratégias, comentem, opinem e vamos formar uma comunidade unida de finanças! Apenas farei comentários sobre os três melhores do mês.  🙂

 

Participantes do Ranking de Rentabilidade 2013

 

Admiral Trust: Ações, Tesouro Direto e Fundos Imobiliários.

Além da Poupança: Ações, Tesouro Direto e Fundos Imobiliários.

Aprendiz de Investimentos: Ações, Fundos Imobiliários, Poupança.

Bons Dividendos: Ações, Fundos Imobiliários, Poupança, LCI, Fundo Multimercado, Empréstimo, Clube de Investimentos.

Corey: Ações, Tesouro Direto, Fundos Imobiliários, CDB, Poupança.

Di Finance: Ações.

Eike Rico: Ações, Tesouro Direto, Poupança.

Estagiário Investidor:  (Não atualizou a carteira este mês)

FinanCity: Ações, ETF, Tesouro Direto, CDB.

General Investidor: Ações, ETF, Tesouro Direto, Fundos Imobiliários.

Geração 65: Ações.

Holding Scott: Ações, Tesouro Direto, Fundos Imobiliários, MMN.

Investidor Alternativo: Ações, Tesouro Direto, CDB, Fundos Imobiliários.

Jovem Investidora: (Não atualizou a carteira este mês)

Método Grifo: Ações.

O Idiota: Ações, Tesouro Direto, Fundos Imobiliários.

O Micro Investidor: Ações.

Pai Portuga, Pai Pobre: Ações, Fundos Imobiliários, Poupança.

Primeiro Bilhão: Ações.

Trabalhar e Investir: Ações, Tesouro Direto, Poupança e Fundos Imobiliários.

Trabalhar Pra Si Mesmo: Ações.

Zé Mobral: Ações e FII.

 

Ranking de Rentabilidade Mensal:

 

1º Lugar do Mês: Holding Scott (+2,68%)

Sua estratégia de investimento é muito agressiva e também bastante criticada por quem comenta lá, isso se deve ao fato de aplicar seu dinheiro em uma modalidade que poucos investidores da Bolsa gostam de abordar que é o Marketing Multi Nível (MMN), mais precisamente a empresa TelexFree. Fora esse MMN um outro ativo na carteira, o Scott 4% que seria um empréstimo, porém sem muitos dados, foram os supostos responsáveis pela alta incrível dos rendimentos. Digo supostos porque na minha opinião o MMN não é um investimento, mas um trabalho onde você é autônomo e deve tocar esse empreendimento, logo seria o mesmo que falar que um carro de cachorro-quente que paguei 20 mil está me rendendo 2 mil por mês, uma rentabilidade de 10% ao mês e comparar isso com ações, fundos imobiliários e títulos do tesouro, enfim… Tenho pensado se esse tipo de ativo deve ser permitido na apuração para o Ranking, nada contra o Scott, que é um cara sensato e vai entender o que estou colocando, mas esse tipo de aplicação não se enquadraria no tipo de investimentos que tinha em mente analisar com este estudo. O que me dizem? Vocês é que mandam.

2º Lugar do Mês:  O Micro Investidor (+1,36%)

O segundo melhor no Ranking de Rentabilidade e subindo bastante a cada mês, será um rival para o líder disparado Zé Mobral? Tem muito chão pela frente, vale a pena acompanhar 😉

Esse investidor possui uma carteira pequena de valor que vem aumentando com aportes já admiráveis, segundo ele o desempenho da carteira ainda foi comprometido pelos custos de corretagem que consumiram cerca de 0,49% do valor total investido. Sua estratégia consiste em comprar apenas ações e utilizando a estratégia da análise fundamentalista.

3º Lugar do Mês: O Idiota (+1,07%)

Um investidor que é um nobre nas palavras e um cavaleiro nos investimentos, com um valor de carteira considerável, consegue manter resultados como este em meses desanimadores como foi o mês de maio para vários investidores. Sua estratégia é focada na compra de ações de empresas robustas e que em grande maioria são fortemente influenciadas pelo Governo como PETR4, BBAS3 e algumas elétricas, ao que tudo indica estas começaram a se estabilizar e isso tem ajudado quem apostou no setor mesmo com sua baixa enorme em meses recentes. Também diversifica os investimentos com fundos imobiliários de setores e tipos diversos.

 

Ranking de Rentabilidade Anual:

 

1º Lugar do Ano:  Zé Mobral

  • Rentabilidade Bruta de 12,88%

 

2º Lugar do Ano: O Micro Investidor

  • Rentabilidade Bruta de 5,72%

 

3º Lugar do Ano: Método Grifo

  • Rentabilidade Bruta de 5,50%

 

 Invista em você!