Ranking de Rentabilidade – Maio de 2013

Este é o Ranking de Rentabilidade de Maio, dando continuidade ao estudo de 2013 e representado no gráfico abaixo (Para melhor visualização clique na imagem):

 Ranking-Rentabilidade-05-2013

 

No Ranking de Rentabilidade deste mês tivemos cerca de 50% das carteiras com valor negativo e 50% com valor positivo, um mês bem equilibrado e intrigante para ver o que as diferentes estratégias proporcionam em vários momentos nos investimentos, enquanto o Ibovespa no mesmo período teve rentabilidade de -4,30%.

Neste mês não tivemos nenhum participante novo e nenhum excluído. As alterações de posições no Ranking serão definidas por setas coloridas que significam: Roxa quando permaneceu na mesma posição, Vermelha quando caiu posição e Azul quando subiu posição. Como pedido pelos leitores utilizaremos agora no estudo o IPCA acumulado do ano vigente, porém como demora a sair o IPCA do mês atual, o valor somado ao acumulado do ano será da projeção do mês feita pela ANBIMA.

Indicarei apenas os ativos da carteira de cada investidor, peço que visitem o blog de cada um (Links na página inicial) e estudem suas estratégias, comentem, opinem e vamos formar uma comunidade unida de finanças! Apenas farei comentários sobre os três melhores do mês.  :)

 

Participantes do Ranking de Rentabilidade 2013

 

Admiral Trust: Ações, Tesouro Direto e Fundos Imobiliários.

Além da Poupança: Ações, Tesouro Direto e Fundos Imobiliários.

Aprendiz de Investimentos: Ações, Fundos Imobiliários, Poupança.

Bons Dividendos: Ações, Fundos Imobiliários, Poupança, LCI, Fundo Multimercado, Empréstimo, Clube de Investimentos.

Corey: Ações, Tesouro Direto, Fundos Imobiliários, CDB, Poupança.

Di Finance: Ações.

Eike Rico: Ações, Tesouro Direto, Poupança.

Estagiário Investidor:  (Não atualizou a carteira este mês)

FinanCity: Ações, ETF, Tesouro Direto, CDB.

General Investidor: Ações, ETF, Tesouro Direto, Fundos Imobiliários.

Geração 65: Ações.

Holding Scott: Ações, Tesouro Direto, Fundos Imobiliários, MMN.

Investidor Alternativo: Ações, Tesouro Direto, CDB, Fundos Imobiliários.

Jovem Investidora: (Não atualizou a carteira este mês)

Método Grifo: Ações.

O Idiota: Ações, Tesouro Direto, Fundos Imobiliários.

O Micro Investidor: Ações.

Pai Portuga, Pai Pobre: Ações, Fundos Imobiliários, Poupança.

Primeiro Bilhão: Ações.

Trabalhar e Investir: Ações, Tesouro Direto, Poupança e Fundos Imobiliários.

Trabalhar Pra Si Mesmo: Ações.

Zé Mobral: Ações e FII.

 

Ranking de Rentabilidade Mensal:

 

1º Lugar do Mês: Holding Scott (+2,68%)

Sua estratégia de investimento é muito agressiva e também bastante criticada por quem comenta lá, isso se deve ao fato de aplicar seu dinheiro em uma modalidade que poucos investidores da Bolsa gostam de abordar que é o Marketing Multi Nível (MMN), mais precisamente a empresa TelexFree. Fora esse MMN um outro ativo na carteira, o Scott 4% que seria um empréstimo, porém sem muitos dados, foram os supostos responsáveis pela alta incrível dos rendimentos. Digo supostos porque na minha opinião o MMN não é um investimento, mas um trabalho onde você é autônomo e deve tocar esse empreendimento, logo seria o mesmo que falar que um carro de cachorro-quente que paguei 20 mil está me rendendo 2 mil por mês, uma rentabilidade de 10% ao mês e comparar isso com ações, fundos imobiliários e títulos do tesouro, enfim… Tenho pensado se esse tipo de ativo deve ser permitido na apuração para o Ranking, nada contra o Scott, que é um cara sensato e vai entender o que estou colocando, mas esse tipo de aplicação não se enquadraria no tipo de investimentos que tinha em mente analisar com este estudo. O que me dizem? Vocês é que mandam.

2º Lugar do Mês:  O Micro Investidor (+1,36%)

O segundo melhor no Ranking de Rentabilidade e subindo bastante a cada mês, será um rival para o líder disparado Zé Mobral? Tem muito chão pela frente, vale a pena acompanhar ;)

Esse investidor possui uma carteira pequena de valor que vem aumentando com aportes já admiráveis, segundo ele o desempenho da carteira ainda foi comprometido pelos custos de corretagem que consumiram cerca de 0,49% do valor total investido. Sua estratégia consiste em comprar apenas ações e utilizando a estratégia da análise fundamentalista.

3º Lugar do Mês: O Idiota (+1,07%)

Um investidor que é um nobre nas palavras e um cavaleiro nos investimentos, com um valor de carteira considerável, consegue manter resultados como este em meses desanimadores como foi o mês de maio para vários investidores. Sua estratégia é focada na compra de ações de empresas robustas e que em grande maioria são fortemente influenciadas pelo Governo como PETR4, BBAS3 e algumas elétricas, ao que tudo indica estas começaram a se estabilizar e isso tem ajudado quem apostou no setor mesmo com sua baixa enorme em meses recentes. Também diversifica os investimentos com fundos imobiliários de setores e tipos diversos.

 

Ranking de Rentabilidade Anual:

 

1º Lugar do Ano:  Zé Mobral

  • Rentabilidade Bruta de 12,88%

 

2º Lugar do Ano: O Micro Investidor

  • Rentabilidade Bruta de 5,72%

 

3º Lugar do Ano: Método Grifo

  • Rentabilidade Bruta de 5,50%

 

 Invista em você!

 

Blogueiro, jornalista e investidor. Leitor assíduo dos livros de finanças e investimentos, aprende na prática sobre o mercado de valores e busca passar seu conhecimento para os investidores iniciantes.

Invista em Você!

General Investidor – who has written posts on General Investidor.


  • Investidor Humilde

    Tudo bem, General?

    Acho que a renda desse investimento do Scott deve ser tratada como aporte. Não é possível vender ou resgatar um plano comprado na Telex Free, logo não se trata de um ativo financeiro. Portanto, acho que isso não deve ser contabilizado em um ranking de rentabilidade de ativos puramente financeiros.

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Olá IH,
      Tudo bem e você?

      Obrigado por sua contribuição no assunto e sou da mesma opinião, por se tratar de um MMN, ou seja, um trabalho autônomo, deveria entrar como aporte e não um rendimento, tornando mais real a rentabilidade da carteira, afinal o que ele faz com a grana que recebe de lá é problema dele e se aportar nas ações ótimo.

      Abraços

  • Primeiro Bilhão

    Oi General, está estranho os valores da coluna “bruto”. Essa coluna não mede o rendimento acumulado do ano? O somatório do meus meses não bate com o bruto. Na minha conta deu 6,3% e não 3,25%. O mesmo ocorre com o micro investidor. No ranking do mês passado ele estava com rendimento bruto de 6,25%, obteve ganho de 1,36% em maio e ainda assim teve o rendimento bruto reduzido para 5,72%? Como isso é possível?

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Olá PB,
      A planilha utilizada para contas é do Além da Poupança, planilha esta requisitada como ferramente para participar do Ranking e se notar todos os investidores que exibem elas nos blogs em seus resultados mensais os valores são idênticos aos apresentados aqui, você não notou isso porque não utiliza essa planilha, eu coloco seus dados manualmente em uma que mantenho o controle da sua carteira para o Ranking, deixando todos os competidores de forma igualitária. E essa sua pergunta realmente é pertinente… Preciso falar com o criador das planilhas o AdP e entender o conceito que ele aplicou nesses cálculos, de qualquer forma não foram apenas vocês dois prejudicados, porque todos utilizam a mesma ferramenta e se existe divergência em uma, então existe em todas.

      Abraços

      • Primeiro Bilhão

        Certo, entendi. Ocorre que a planilha do AdP calcula o rendimento acumulado ponderando o valor da cota com o patrimônio anterior e o aporte realizado. O resultado é um rendimento conciliado com o patrimônio, ou seja, um meio termo entre o acréscimo do patrimônio puro, como o que Pobreta leva em consideração, e o rendimento puro da cota.

        Verifiquei que o Microinvestidor fez um aporte grande em maio, assim como eu, e esses aportes “penalizaram” o rendimento quando calculado da forma da planilha do Adp.

        Esse cálculo híbrido tem seu propósito, foi muito discutido e é mais compreensível ao investidor iniciante, porém, pelo que me lembro da sua intenção em fazer o ranking, seu objetivo era permitir aos leitores compararem o desempenho de cada estratégia de investimento independentemente de valor do patrimônio e aportes.

        Assim, se ainda for esse objetivo, o cálculo do rendimento acumulado deve ser feito nos mesmos moldes do cálculo da cota de um fundo de investimento, ou seja, o mero produtório do valor das cotas mês a mês. Até para que possamos comparar o rendimento do blogueiros com os divulgados pelos fundos.

        Pelo que me lembro, também, era até assim mesmo que você calculava o rendimento quando uma vez te perguntei. Então, deixo a sugestão de adotar o sistema anterior para que fique alinhado às práticas de mercado.

        abraço,
        PB

        • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

          Existem formas e formas a muito discutidas de calcular o retorno sobre os investimentos, a fórmula utilizada aqui neste estudo é a da planilha de cotas, aprovada por toda a blogosfera de investidores e por esse motivo, como somos uma comunidade e como tal a maioria define as regras, estamos utilizando a planilha já elaborada pelo amigo Além da Poupança para facilitar a apuração, demais estudos podem ser feitos com outras fórmulas, basta aplicar.
          Esta fórmula atual continuará sendo utilizada no Ranking de Rentabilidade, assim como foi de acordo que todos os participantes utilizassem a mesma fórmula, isso está bem transparente para todos aqueles que nos pedem para fazer parte do Ranking e concordam ao participar.
          Talvez para setores mais técnicos seja bacana trabalhar com as fórmulas que falou como os bancários, mas entre nós do Ranking acredito que este formato seja o melhor, inclusive porque é voltado para o investidor iniciante.

          Agradeço sua sugestão e apenas será aplicada neste estudo em comum acordo de todos os participantes que estão livres para se manifestar aqui, em contrário a fórmula atual permanece.

          Abraços

          • http://metodogrifo.blogspot.com.br/ Método GRIFO

            Olá, GI!

            Desculpem me intrometer nessa discussão, mas como você deixou aberto à nossa manifestação, então vamos.

            A planilha do amigo Além da Poupança é bem legal pela sua facilidade de compreensão e acho que cumpre muito bem o propósito do ranking.

            Mas se a ideia é mesmo comparar puramente o desempenho de cada estratégia de investimento, isolando os fatores como patrimônio e aportes e desconsiderando-os totalmente, a sugestão do colega Primeiro Bilhão faz todo o sentido.

            Acho que seria bem interessante fazer essa comparação pura. Então dou força para você pensar isso com calma para talvez implementar essa mudança no próximo ano.

            Hoje, como meus aportes são muito pequenos em comparação com a carteira, acaba não fazendo muita diferença pra mim. Mas acho mais interessante essa comparação estratégia por estratégia, pura e simples, favorecida pela visão do amigo PB.

            Abraços!

          • Além da Poupança

            Olá senhores, vou esclarecer matematicamente as coisas para vocês.

            A planilha calcula o rendimento mensal pela cota, mas o anual pelo confronto entre os aportes e a carteira. Vamos lá.

            Guardem os valores abaixo:
            -Pela planilha do micro investidor, ele terminou o ano passado com R$1.065 reais. É o mesmo valor que ele começou no ano corrente.
            -Neste ano ele aportou um total de R$4.720.

            -Sua carteira vale hoje 6.116.

            Logo, seu rendimento no ano será de (1065 + 4720) sobre os 6116 que ele tem hoje. Isso dá um rendimento de exatos 5,62%.

            Sim mas por que o rendimento dele caiu no último mês? Como disse, a planilha calcula o rendimento anual pelo aporte do ano e carteira. O aporte do último mês dele foi atipicamente mais forte, o que elevou seu aporte em relação à carteira. É como se ele tivesse comprando várias cotas no topo, mas sua carteira não rendeu tanto assim.

            Mas se a pessoa não se sente confortável com este cálculo, há uma segunda alternativa. É possível calcular o rendimento estritamente pelo valor das cotas. O “micro investidor” terminou o ano passado com uma cota de 0,9630 e tem uma cota hoje de 1,0510. Isso dá um rendimento anual de 9,1%. E pelas rendimentos mensais do ano dele (-1,71% ; 6,88% ; -1,81% ; 4,39% ; 1,36%), está corretíssimo estes 9,1%. Se você colocasse 1 real no início, durante todos estes 5 meses você teria R$1,09 de carteira.

            Entretanto, por experiência, percebi que a maioria prefere calcular pelo jeito novo, que leva em consideração o aporte e a carteira. Vejam por exemplo a planilha baixo:

            http://2.bp.blogspot.com/-x2r1i3RnHKs/UPGF3EtQ5wI/AAAAAAAAAyI/0LvLeRTEGDg/s1600/0065_adp_nova.png

            Ela está pelo jeito atual. Esta carteira está rendendo na verdade apenas 15 reais. Todo mês o investidor faz um aporte, mas não rende nada. Como a planilha leva em consideração o aporte em relação a carteira, ela está penalizando o rendimento anual, mesmo não rendendo nada. Mas se ela não penalizasse, a planilha ia acusar que o rendimento anual do investidor seria de 15%, o que na minha opinião não faz sentido. Mesma assim ela dá esta opção para a pessoa através do valor da cota, que está em 1,15.

            De qualquer forma, a planilha dá as duas opções. O cálculo que considera o aporte anual e carteira e, se a pessoa não se sentir confortável com isso, o cálculo pelas cotas.

            Abraços

  • O Idiota

    Grande GI, saudações cordiais. Agradeço as palavras e renovo meus votos de pleno êxito nas suas escolhas financeiras. Minha gratidão, ainda, por nos agraciar com a confecção de um “ranking” que demonstra a diversificação de estratégias e abordagens dos briosos blogueiros.

    Abraços.

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Olá meu caro Idiota!

      Não precisa agradecer, você merece, além de excelente investidor é uma ótima pessoa, pelo menos é o que transmiti na impessoalidade permitida pelo anonimato. Eu que agradeço por nos brindar com sua presença entre os participantes :)

      Abraços

  • Investidor Alternativo

    Olá GI,

    Esse ano realmente está difícil, a maioria está no vermelho, cenário bem diferente do mesmo período do ano passado.

    Abraços!

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Olá IA,

      É verdade esse ano começou bem mais difícil, vamos ver se ao contrário do ano passado os investidores conseguem em sua maioria fechar o ano positivos :) tem muito chão ainda.

      Abraços!

  • http://metodogrifo.blogspot.com.br/ Método GRIFO

    É… Mês difícil esse…
    Mas fico feliz que a maioria não tenha se dado tão mal quanto eu. O nível dos investidores blogueiros aqui realmente é muito alto. Se conseguir me manter nesse primeiro quartil até o fim do ano, ficarei muito feliz com meu desempenho!
    Parabéns em especial ao três primeiros do mês: Holding Scott, O Micro Investidor e O Idiota. Mandaram muito bem!

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Olá MG,

      Verdade, imaginei que a maioria ficaria no vermelho, porém o que vemos é um equilíbrio de meio a meio entre os investidores e isso é impressionante, mesmo assim o que é melhor ainda observar é que todos os participantes ficaram acima do Ibovespa no mês.

      Abraços!

      • http://metodogrifo.blogspot.com.br/ Método GRIFO

        Esse dado realmente impressiona muito, dado que a maioria das carteiras são baseadas em ações!
        A galera aqui é fera!

  • Holding Scott

    E ae Gi blz, concordo com você, comparar telexfree com outros investimentos a rentabilidade sera muito diferente. O que devo fazer?

    Ex: investi 3000,00 na telexfree em maio, e não recebo nada esse mês, na planilha coloco nada de aporte, é isso? mês de junho recebo 800,00 da telexfree, ae coloco esses 800 como aporte no mês de junho?

    • Holding Scott

      GI alterei la no meu blog, olha la, vou fazer do jeito que citei acima…
      Perdi o primeiro lugar do mês :( rsrsrsrs

      Abraço

      • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

        Olá HS!

        Bom, na verdade eu coloquei em dúvida a questão, mas se concordou então ótimo :)
        O primeiro lugar continua a ser seu, vamos ver nos próximos meses! rsrs
        Na minha opinião o dinheiro investido no Telexfree deve ser removido (como saque) da carteira e depois ir sendo devolvido como aportes, dessa forma sua rentabilidade não será comprometida, concorda? É o que eu faria pelo menos.

        Abraços!

        • Holding Scott

          Pega os dados la no meu blog e altera aqui, para ficar a rentabilidade real da minha carteira de investimentos (Ações, FII, Tesouro Direto e o Scott 4%), a telexfree ficou como renda extra, ela influenciara apenas nos aportes e não mais na rentabilidade da carteira.

          • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

            HS não será necessário neste mês, no próximo atualizarei a tabela e farei as considerações, obrigado :)

  • MicroInvestidor

    Eu e minha sorte de principiante…..

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Se você diz, mas na minha opinião na Bolsa é difícil ter sorte por tanto tempo rs

  • http://www.bussoladoinvestidor.com.br/ Diego Wawrzeniak

    Oi GI,

    Muito legal o trabalho que você está fazendo, parabéns! Fazia um tempo que não acessava o site e fiquei impressionado com a qualidade, muito bom!

    Sou do Bússola do Investidor, não sei se conhece. O que acha de conversarmos sobre alguma parceria?

    Grande abraço,
    Diego

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Olá Diego,

      Obrigado pelas palavras, é bom ter nosso trabalho reconhecido, ainda mais por um escritor de um grande portal como o Bússola do Investidor que não só conheço, como frequento bastante.
      Estamos interessados sim em parceiros comprometidos com nossa área, vou entrar em contato.

      Abraços!

  • Uorrem Bife Uó

    este mes fiquei com rentabilidade no ano 0,55 acima do inflação, se estivesse neste ranking estaria em 7o. este seu trabalho é muito bom como referencia para sabermos se estamos tendo bons resultados, mesmo que sejam abaixo da inflação.