Esta é a primeira exibição e versão do Ranking de Rentabilidade que criei para estudar as estratégias dos blogueiros e demais investidores que se interessem em mostrar a forma de investir e que queiram verificar sua rentabilidade real e dos demais colegas que trilham este caminho rumo a Independência Financeira, Semi Independência, Sonhos de consumo ou seja qual for a meta.

Primeiramente gostaria de informar que o Ranking não tem como intenção desmerecer ou julgar a estratégia de nenhum   investidor até porque é necessário levar em conta o curtíssimo prazo no qual estamos desenvolvendo este estudo que até este momento está se baseando nos seis primeiros meses de 2012 mas que pretendo estender até quando os blogueiros e investidores independentes consigam manter a paciência e disciplina deste rígido controle mensal de suas aplicações. Este trabalho foi desenvolvido e levantado por uma única pessoa portanto esta passível de erros que caso encontrem por favor alertem para que possamos corrigir e manter a máxima credibilidade e fidelidade do Ranking que tem como finalidade mostrar as diversas formas de investir, seus riscos e retornos na prática.

Como algumas rentabilidades foram exorbitantes fiz uma pesquisa detalhada de ativo por ativo que estava ao alcance como calcular a rentabilidade divulgada com cotações históricas e cálculos por sistema de cotas para chegar as conclusões aqui exibidas, o método utilizado para o cálculo do real retorno do investimento foi o Sistema de Cotas que já está muito conhecimento pela comunidade graças ao Henrique Carvalho que ensinou como aplicar este sistema e o Além da Poupança que facilitou muito o serviço divulgando para todos uma planilha que faz esse cálculo automaticamente. Sem mais, vamos ao ranking! (Clique na imagem para melhor visualização)

Tentei deixar o mais visual possível em vista de tanta informação de uma vez! Temos a coluna com a classificação dos investidores, o apelido de cada investidor, os meses de janeiro a dezembro e sua rentabilidade real no período, o retorno anual descontado a meta da inflação de 2012 (atualmente 4,5%) e a rentabilidade bruta do ano até o presente momento. Como esta é a primeira versão e apresentação deste Ranking não farei muitos comentários até porque me prolonguei demais no texto mas se pudesse escreveria mais e mais porque é um tema que adoro e posso perder horas escrevendo sobre isso, prometo que nos próximos irei focar em comentar o desempenho individual, desta vez se divirtam fazendo as próprias análises! 🙂

Neste ranking temos investidores com posição em um único papel, com fundos imobiliários, moedas, poupança nova, poupança antiga, fundo de ações, fundo de renda fixa, LCI, CDB, Tesouro Direto, opções, trader, praticante de day-trade, buy and hold, swing trade, alocação de ativos, imóveis… Enfim, dentre tudo que se possa imaginar do mercado de valores. A riqueza do material deve ser melhor explorada passeando pelo blog de cada um e verificando suas estratégias para complementar este estudo, portanto o link de todos pode ser encontrado na lateral direita do site e peço que não apliquem as mesmas estratégias de investimento em sua carteira sem antes estudar muito e tirar suas próprias conclusões.

 

Ranking de Rentabilidade Mensal:

 

1º Lugar do Mês:  Investidor Sardinha

 O Investidor Sardinha estava All-in em FJTA4 ação que vem subindo muito desde janeiro e tem comprado papéis considerados “micos” portanto sua rentabilidade depende totalmente de um único papel que compõe praticamente 90% de sua carteira.

2º Lugar do Mês: Geração 65

Geração 65 possui a melhor carteira de renda passiva de todos os investidores na minha opinião, tem empresas consistentes e boas pagadoras de dividendos, totalmente exposto a renda variável e sua média de aportes não ultrapassam um salário mínimo! Isso prova que aporte e patrimônio não justifica rendimento.

3º Lugar do Mês: Pobretão de Vida Ruim

Esse é um dos mais conhecidos da comunidade e sempre muito criticado por sua estratégia mas como podem ver neste mês ficou em 3º lugar pois o papel ao qual está exposto, ainda não revelado por ele, subiu consideravelmente e o resto de sua renda está em poupança e conta-corrente, especulam que o papel que está comprado seria ELPL4 que subiu o mesmo porcento de sua carteira.

Ranking de Rentabilidade Anual:

 

1º Lugar do Ano:  Investidor Sardinha

  • Rentabilidade Bruta de 47,92%

2º Lugar do Ano: Geração 65

  • Rentabilidade Bruta de 17%

3º Lugar do Ano: Investindo Todo Mês

  • Rentabilidade Bruta de 15,89%

 

Invista em você!