Este é o Ranking de Rentabilidade de Julho, representado no gráfico abaixo (Para melhor visualização clique na imagem):

Como podem ver ocorreram diversas modificações no Ranking de Rentabilidade, foi um mês de fortes baixas no início porém fechando com chave de ouro no fim e subida do Ibovespa antes do fechamento das carteiras o que ajudou bastante quem estava com alta exposição na renda variável, seja através de ações, índices ou fundos imobiliários que também subiram com muita força sem que houvesse um motivo consistente, provavelmente começaram a notar as vantagens de um fluxo de caixa mensal que estes ativos oferecem.

Infelizmente tivemos que excluir mais dois investidores, Senhor Renda Fixa e Investindo Todo Mês, o primeiro resolveu mudar a forma de postagem e está esperando a definição do IPCA deste ano, não entendi porque mas o correto é que todos encerrem no mesmo período para evitar aguardar melhoras na carteira e postar com vantagem, já o segundo  se retirou dos investimentos por hora para adquirir dois imóveis, um apartamento e uma belíssima chácara, sua disciplina durante tantos anos mantendo o blog valeram a pena e só posso desejar muito sucesso e que retorne logo!

Como ingressantes novos no Ranking temos: Culto da Ostra Azul (famosa Ostra, rs), Estagiário (investe principalmente em opções), Max Invest (um empreendedor), Ganhando Muito (iniciante muito promissor) e a volta do Viver de Renda que havia trancado seu blog mas que voltou com tudo trazendo vários artigos muito interessantes. Com a inclusão destes novos investidores várias posições foram perdidas e outras alcançadas, informei essas mudanças de colocação com setas a pedido dos leitores: Roxa significa que a posição está inalterada, Azul significa que subiu posições e Vermelha que caiu posições.

Farei os comentários sobre cada investidor conforme prometido na última postagem, porém peço que visitem o blog de cada um e estudem suas estratégias, comentem, opinem e vamos formar uma comunidade unida de finanças! Os que não comentar aqui provavelmente irei comentar abaixo nos melhores do mês. 🙂

Geração 65: Dessa vez não apareceu no ranking do mês apesar da excelente rentabilidade, sua carteira permanece em 100% alocado na Bolsa e portanto se beneficiou bem da alta do mês de Julho.

Futuro Milionário: teve uma ótima alta lembrando que ele utiliza o método de saques do valor total do patrimônio e essa rentabilidade já exclui isso a tornando ainda mais admirável.

Viver de Renda: Sua alocação de ativos está fixa em seu blog, possui Large caps, small caps, Fundos de investimento imobiliários e  CDB’s, não sei se continuará postando seus ativos de forma detalhada mas seria muito interessante, por enquanto notei que apenas colocou sua forma de alocar que está em 33,33% para cada setor de Bolsa, FII e Renda Fixa.

 Além da Poupança: Sua carteira está composta por ações individuais, tesouro direto e fundos de investimento imobiliário, conseguiu uma ótima rentabilidade neste mês  e só não está entre os primeiros por conta da ELPL4 em carteira. Ah e o atraso do Ranking é culpa dele que mudou toda a planilha do sistema de cotas, hehe! Baixem a nova versão aqui:

Download Planilha de Cotas

Max Invest: Uma carteira muito bem diversificada, possui os principais ETF’s no setor de Bolsa, debêntures do BNDES, imóveis, previdência privada, títulos do tesouro e ainda um rendimento de um empreendimento, muito bom!

Holding Scott: O CEO de sua Holding é o próprio cachorro e pelo jeito o bichinho leva jeito! Brincadeiras a parte, sua carteira está composta pelos FII que são cotados como melhores pagadores do período, empresas sólidas nas ações individuais e também ações X (nem vou comentar, rsrs) que provavelmente seguraram sua subida no ranking.

Investidor Troll: O investidor mais polêmico do ranking. Sua estratégia consiste no lançamento de opções com variadas combinações, poucas ações individuais porém apenas de blue chips, totalmente alocado em Bolsa.

Investidor Alternativo: Investe em ações individuais aos poucos e faz longas análises sobre elas, tesouro direto, renda fixa e uma cota de fundo imobiliário para experimento.

Bons Dividendos: Tem uma carteira muito robusta, foi montada principalmente com a venda de um imóvel se aproveitando do boom imobiliário, na minha opinião foi uma decisão muito acertada, investe em ações individuais, fundos imobiliários, poupança, LCI e imóveis para aluguel, carteira bem focada no setor imobiliário mas que por isso fornece um retorno mensal extraordinário.  Uma curiosidade é que dos investidores que divulgam carteira é o primeiro a alcançar a marca de 1 milhão de reais! 🙂

Investir aos 40: Um dos mais antigos blogueiros e sempre de olho no mercado, estava forte em renda fixa e portanto não teve nenhum mês de prejuízo neste ano mas se aproveitando da baixa do mercado foi as compras e ampliou sua percentagem em renda variável, provavelmente veremos o reflexo disso em seus rendimentos futuros e para cima!

Aposentando em 2038: Sua carteira é muito parecida com a minha, tem ETF’s, fundos imobiliários e tesouro direto, os princípios da alocação de ativos, ainda não postou sua carteira deste mês mas a rentabilidade me enviou por e-mail assim como alguns outros investidores.

Mulher Investidora: Possui ações de empresas de ramos bem tradicionais como cosméticos, roupas e alimentos, com certeza uma carteira bem segura pois são ramos que dificilmente enfrentam baixas fortes.

General Investidor: Esse mês foi excelente porque aproveitei para baixar o preço médio em ETF o que me proporcionou um ótimo rendimento e também por estar em fundos imobiliários que dispararam a cotação, só não fui melhor porque operei opções em PETR4, assunto que nada domino por enquanto.

Jovem Investidora: Pelo jeito ainda está na fase de acumulação de capital e aprendizado, com ganhos baixos porém fixos vai de grão em grão aumentando seu patrimônio.

Ganhando Muito: Assim como eu, um estudioso da Alocação de Ativos e que aos poucos está montando uma carteira bem sólida, por conta dos custos de operações sua carteira tem apresentado um rendimento negativo mas no longo prazo isso será apagado mantendo a disciplina atual.

Estagiário: Bem exposto a fundos imobiliários que proporcionam um bom rendimento mensal e que opera opções principalmente de BVMF3 na qual teve alguns deslizes e encerrou o mês no negativo, quase aconteceu o mesmo comigo 🙁

Corey: Ainda está montando sua carteira após uma decepção na renda variável continua totalmente exposto na renda fixa com LCI, CDB e poupança. Acredito que depois de algum estudo e acompanhamento do mercado logo voltará para a Bolsa e seus rendimentos subiram muito porque é um cara bem aplicado.

Eike Rico: Estava procurando sua forma de investir ainda e pelo jeito neste mês encontrou, é um defensor dos traders e especuladores, apesar de muitos serem contra este tipo de prática para ele tem dado bem certo desde que focou nisso.

 O Idiota: Essa carteira está totalmente exposta em Bolsa porém em ações que o mercado vem castigando demais como PETR4, ELPL4 e USIM5, no longo prazo são empresas que se mostraram sólidas mas que terão ainda que passar por algumas aprovações para se reerguer.

O Investidorr: Possui ações de empresas individuais e um fundo imobiliário, sua carteira tende a se diversificar com o tempo porque neste momento seu capital ainda é pequeno e qualquer aporte já o coloca em exposição grande em determinadas ações.

Pobretão de Vida Ruim: Sua alocação é um mistério ainda e está 100% alocado em uma única ação e o restante em poupança pois é praticante do timing, mas tudo indica que a ação é ELPL4 a queridinha dos investidores blogueiros e em geral no Brasil por seus enormes dividendos pagos que alcançavam 20% ao ano, mas após uma notícia de revisão tarifária e possível redução destes dividendos, tudo desabou.

Ranking de Rentabilidade Mensal:

1º Lugar do Mês:  Investidor Sardinha

O Investidor Sardinha estava All-in em FJTA4 ação que vem subindo muito desde janeiro compondo em 65% a carteira e recentemente diversificou um pouco sua carteira em algumas ações Small Caps.

2º Lugar do Mês: Baby Ostra

Essa menina muito esperta com menos de 12 anos de idade fez excelentes escolhas em suas primeiras ações, sua carteira está composta de GETI4 e CSMG3 ação que valorizou bastante neste mês.

3º Lugar do Mês: Ostra Azul

A Ostra já é uma experiente investidora do mercado com uma carteira de ações bem diversificada e também possui diversificação em ouro, poupança e outras rendas fixas. Neste mês o ouro foi considerado a melhor aplicação!

Ranking de Rentabilidade Anual:

1º Lugar do Ano:  Investidor Sardinha

  • Rentabilidade Bruta de 50,49%

2º Lugar do Ano: Geração 65

  • Rentabilidade Bruta de 19,67%

3º Lugar do Ano: Ostra Azul

  • Rentabilidade Bruta de 13,90%


 eBook Alocação de Ativos