Criei esse blog com o intuito de monitorar o meu desenvolvimento como investidor, publicando mensalmente a evolução da minha carteira de investimento, ler opiniões e aprender com discussões que auxiliem na busca pela Independência Financeira, o termo mais almejado entre os blogueiros de finanças.

General Investidor começoVou apresentar um pouco do que pretendo tratar neste espaço, através do apelido de General Investidor mostrarei a carteira real de um jovem que está apenas começando nesta vida de investimentos e que, com uma disciplina quase militar, pretende manter o foco mesmo com a pressão da sociedade e família para gastar, gastar e gastar!

Não comecei a investir com altos valores e nem acertando de cara, errei bastante, investia pequeno e todos os meses, com base em sacrifícios financeiros, juntava uma parte do salário mensal e buscava aumentar meus conhecimentos em paralelo.

Iniciei meus investimentos com um CDB chamado Compromissado DI onde aplicava 1 mil reais a cada 2 meses e que rendia 77% do CDI, naquela época havia conhecido esse investimento através de um parente que me sugeriu por ser conservador, ou seja, bem seguro.

Depois de acumulado um valor que considerava decente, transferi tudo para a corretora e parti para as ações com todo aquele pequeno capital, sem fazer nenhum estudo aprofundado, e o vi diminuir em PETR4 e disparar com as ações da JHSF3.

Terminei aquele ano de 2011 empatado, pois havia perdido todo o lucro com as ações MNDL4, seguindo as dicas de um colega de trabalho que era daytrader.

Meu colega, naquele mesmo dia perdeu 80 mil reais, enquanto eu perdi cerca de 30% de todo o meu dinheiro, que só não foi pior porque os outros 70% estavam nas ações da JHSF3, que acabou impedindo um prejuízo maior.

Depois desse episódio, comecei a estudar bastante sobre a análise fundamentalista, evitava ao máximo olhar para os gráficos, lia muitos balanços e todos os livros de mestres como Warren Buffet e Benjamin Graham.

Devagar e depois de muitas batidas de cabeça, notei que o conhecimento é um investimento subestimado, onde na ansiedade de ganhar muito dinheiro, acabei perdendo quase tudo que havia poupado.

Estudei também sobre a análise gráfica, comecei a refazer meu colchão de segurança na renda fixa, para me proteger de futuros erros como os anteriores e voltei a comprar ações, que você poderá observar nas atualizações mensais que publiquei por aqui.

Espero que este espaço seja de ajuda para você e que possamos crescer juntos.