O Céu está Caindo!

Durante a semana que se seguiu escutei o audiobook Pai Rico, Pai Pobre todos os dias durante o trajeto para o serviço e percebi várias lições nas quais não havia dado tanta atenção quanto da  primeira vez que tive contato com a obra e que foi a primeira das minhas leituras em busca de educação financeira. Uma  dessas lições é sobre a aversão a perder dinheiro e a história de Henny Penny uma galinha que quer dizer ao rei que o céu está caindo, nesse conto de fadas americano a  galinha que é atingida por uma avelã exagera na situação e acaba levando seus amigos juntos nessa busca e todos acabam caindo na armadilha da esperta raposa, menos a galinha que avisada pelo seu amigo antes de ser atacado pela raposa, foge para casa e esquece de sua meta de contar ao rei que o céu está caindo.

Nesta fábula que podemos trazer a vida real seria relacionada aos analistas e a mídia que insistem em mostrar as situações ruins do Mercado pedindo muita cautela nas operações e que devemos temer as aplicações de alto risco como as ações, fundos imobiliários, commodities  e etc. O que gostam de afirmar estas pessoas pessimistas é que eles não querem perder dinheiro, não sei vocês mas eu também não gosto de perder dinheiro e nem quero perdê-lo, pelo contrário quero aumentar o capital da carteira o máximo possível para sair dessa corrida dos ratos, termo utilizado no livro Pai Rico, Pai Pobre. Essas mesmas pessoas então começam a gastar todo o dinheiro que recebem e criar dívidas em empréstimos pessoais, cartões de crédito e financiamentos,  se isso não é gostar de perder dinheiro então me digam o que é! Até mesmo a poupança (nova) está perdendo para a  inflação atual e isso já é perder dinheiro, qual seria o caminho para então não perder dinheiro?

Acredito na alocação de ativos em suas formas mais variadas e todas elas acho válido, seja na alocação em diversas ações ou seja na alocação por setores de ativos, pois crises e notícias ruins temos todos os dias, todos os  anos em diversas épocas e por quê então procuramos por essas notícias se podemos encontrar a mesma quantidade de notícias no lado positivo! Por isso é importante nos protegermos e aproveitarmos as ondas sejam negativas ou positivas, adaptando a nossa forma de investir e não escolhendo um único lado e defendê-lo como a um time de futebol.

As Bolsas de todo o mundo ultrapassaram resistências, os Bancos Centrais de  todo o mundo injetaram dinheiro na economia e os investidores estão migrando cada vez em maior número para as operações em renda variável, basta ver no site da BM&FBovespa no quadro de avisos recordes de negociações sendo quebrados a vários dias, se isso não for um processo natural de valorização dos ativos o que seria? Todo o mundo especulando contra você? Acho que isso já entra muito na questão paranoica de teorias de conspiração e como muitos já sabem histórico passado não é referência garantida de rentabilidade futura, logo estudem o momento para fazer seus investimentos e não fiquem apenas olhando pelo retrovisor enquanto todos avançam rumo a rentabilidades maiores, melhores e mais seguras. O tempo de poupança, dinheiro na gaveta e produtos bancários superfaturados está passando, primeiro aprenda a ter uma educação financeira e tirar suas próprias conclusões sem escutar os otimistas e os pessimistas, analise friamente o mercado e seja imparcial, abstendo-se dessas emoções manipuladores poderá se dar bem no Mercado e caminhar mais tranquilamente para sua Independência Financeira.

O sentimento de medo e derrota é comprovadamente mais forte que o da confiança e da vitória na mente humana, por isso deixamos de entrar em ótimos negócios na Bolsa, passar boas oportunidades em ativos e até mesmo na vida por conta deste sentimento. E para você, o céu está caindo, está limpo ou tanto faz como está o céu, o importante é o que fará com essa informação naquele dia?

 

Invista em Você!

Blogueiro, jornalista e investidor. Leitor assíduo dos livros de finanças e investimentos, aprende na prática sobre o mercado de valores e busca passar seu conhecimento para os investidores iniciantes.

Invista em Você!

General Investidor – who has written posts on General Investidor.


  • Eike Rico

    General, existe um ditado que diz: “O medo de perder tira a vontade de ganhar”.

    Um abraço!

    • Sam Euqesadof

      Disse tudo Eike Rico!

      As pessoas podem até parar de investir com medo das oscilações, mas o mercado continua la, e se der mais atenção a ele do que as especulações, acredito que se consiga oportunidades no meio das más notícias, talvez até mais do que quando chove noticias boas.

      Abraço
      Sam

      • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

        Olá Sam!

        Isso é uma verdade, em meio as notícias ruins é onde encontramos as melhores pechinchas, nem sempre, mas se procurar com afinco consegue se achar com certa facilidade inclusive.

        Abraços

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Olá Eike!

      Excelente frase e concordo plenamente :)

      Abraços

      • Finanças Inteligentes

        Boa mesmo a frase do Eike!

        E concordo com o General, “o sentimento de medo e derrota é comprovadamente mais forte que o da confiança e da vitória”.

        Por isso é que muitos desistem no primeiro tombo do mercado. Para alguns este é o bilhete de saída permanente da bolsa, outros passam a adotar uma postura extremamente passiva com relação à bolsa de valores mesmo aceitando a rentabilidade mediana que o mercado oferece. Porém a minoria que não desiste e insiste em aprender e evoluir no mercado estará construindo a estrada para o seu sucesso como investidor. Aliás, a desistência é companheira do fracasso, não só no mercado, mas em qualquer situação na vida.

        Abcs,

        • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

          Olá FI!

          Excelente comentário, muitas pessoas desistem não só dos investimentos mas de qualquer obstáculo que encontram na vida.
          Quando fiz o meu primeiro curso de investimentos na BM&FBovespa o palestrante disse que os investidores que perdiam iam na porta da Bolsa gritar que aquilo era um cassino, rsrs. Essa é a atitude humana, quando perde nunca deveria ter tentando, aquilo é um erro e prefere nem voltar a operar, enquanto os vitoriosos aprendem com os erros, criam novas estratégias, aprimoram suas análises e além de recuperar o prejuízo ainda dobram o capital. :)

          Abraços

  • Ostra Azul

    gostei do momento reflexão :o)
    p mim nunca importa como está o ceu, o dia é sempre divertido, se chover, me molho, se fizer sol me queimo, por isso sempre ando com protetor solar e guarda chuva dentro da bolsa kkkkkkk

    Olha, desde que me lembro como gente sempre o mundo, parte dele ou apenas o Brasil está a beira de um colapso, sempre estamos na ‘pior crise dos últimos tempo’, temos que aprender a deixar as emoções de lado, ser racionais e observar de forma macro tudo que está acontecendo, com isso ajustamos as velas e seguimos em frente.

    Medo e imaginação (como a historia do Chicken Little) apenas atrapalham, mas as vezes se temos medo é pq não estamos prontos para o desafio, é um sistema de proteção da nossa mente.

    Perder as vezes faz parte, importante é a análise do pq perdemos, o que aconteceu, aprender com os erros e evitar novas perdas, tentar recuperar rápido e não parar p respirar é um erro comum entre traders e jogadores.
    bjs

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Olá Ostra!

      Por isso que sua carteira é robusta e você é uma vencedora :) pois não importa o tempo, sabe trabalhar a informação que recebe e utilizá-la ao seu favor.
      Aprender com os erros é uma habilidade que os investidores deveriam ter, o problema é que muitos erram e continuam batendo no erro para não dar o braço a torcer e o pior são as pessoas que nem na Bolsa entram com medo.

      Beijos!

  • Estagiario

    Acredito que seja especulação positiva, como quando falaram da China, que fez com que tivessemos uma especulação negativa.

    Mas logicamente, isso é uma parte da subida, a outra é a valorização do ativo mesmo. Isso é normal.

    Uta!

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Olá Estagiário!

      A China é uma situação bem complexa, por ser um país totalmente manipulado pelo “Governo” não dá para ter muita credibilidade nas informações que recebemos deles e acredito que se o mundo depende de um único país como a mídia quer impor então estamos lascados com Bolsa em alta ou em baixa, logo tanto faz rsrs

      Abraços

  • dimarcinho

    Desde de 2010 que estamos em momento de compras. No fundo de 2008 mtos compraram e aproveitaram o momento, no entanto, ao final de 2009 já tínhamos novamente papéis sobrevalorizados e aí veio nova queda, perdurando até hoje.

    Alguns analistas técnicos estão dizendo que estamos entrando na nova onde de alta…. quer saber? to nem aí. To comprando! hehehe

    []s!

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Olá Di!

      Não entendo o motivo dos analistas gostarem tanto de Bolsa caindo, as operações de venda podem ser feitas em compras com uma margem de segurança bem maior e porque não querer um mercado sempre se atualizando e se tornando cada vez mais eficiente. O importante é fazer como está fazendo, comprando sempre e se aproveitando de todas as situações na Bolsa seja alta ou baixa, no longo prazo isso será importante.

      Abraços!

      • dimarcinho

        Os traders gostam da bolsa caindo, pois eles podem alavancar.

        Para entrar na mão de compra, você precisa de 100% do capital.

        Para entrar na mão de venda, precisa de apenas 20-40% do capital, depende do papel.

        Ou seja, é possível alavancagem nas vendas a descoberto! hehehe

        []s!

  • AP

    Se seguirmos a onde de boataria e palpitelas dos “especialistas”, ganhamos muito pouco e eles ganham muito.

    Depois de muito ler opiniões e seguí-las, aprendi que mais eficaz foram meus instintos e aí, meus caros, mesmo na tempestade surgem e surgirão sempre boas oportunidades.

    O negócio é saber que sua estratégia tem que ter sua personalidade e não de terceiros.

    Abraços!

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Olá AdP!

      Me lembrei da sua história que contou no blog e também de um fato que aconteceu comigo, fiz uma análise em CIEL3 quando era 12 reais e ia ser minha primeira compra, mas por uma dica de um parente acabei comprando PETR4 bem no topo, rsrs, sempre fico nervoso quando vejo a Cielo subindo sem parar.

      Abraços!

      • AP

        Olá GI !

        É bem por aí, quase todos indicam PETR4 e VALE5, e realmente são papéis fortíssimos, mas para investimentos de longo prazo, objetivando uma aposentadoria ou os estudos de seus filhinhos que ainda estão pequenos. Este teu parente deve ter pensado na segurança do papel ao indicá-lo para sua inicialização, mas, graças a sua maturidade você vislumbrou a CIEL3 (apesar de não ter investido nela) e seu instinto estava certo.

        Os palpites nos cercam durante a vida toda e em tudo, aposto que em suas enquetes sobre onde investir, você encontrou outros parentes que lhe falaram: “investir na bolsa é loucura”, bota tudo num fundo DI ou em CDB, que hoje estão levando pal até da inflação.

        O bom destes exemplos é que mesmo perdendo ou deixando passar algumas oportunidades, acabamos por ganhar conhecimento e bagagem.

        No mercado de capital, só ganha quem está preparado para perder e importante se faz entender que nunca o papel vale, de fato, a sua máxima ou a sua mínima, e sim a média.

        Forte abraço!

  • Lord

    Fala ae General, vou falar uma coisa totalmente grotesca.
    Meu tio comprou um casa em Jacarepagua essa casa vale 500mil ele começou a gastar uma fortuna com as reformas, e todos acharam estranho ele gastar tanto dinheiro com as reformas se todos aqui na minha familia sabem que ele não tem tanta bala na agulha. Bem no domingo o segredo veio a tona, ele simplesmente deixou de pagar as prestações da casa por 2 anos, então o saldo dele aumentou 97 mil.
    Tem que ser muito burro para fazer isso kkkkk.

    Um abração!

  • http://andarilhoinvestidor.wordpress.com/ Andarilho Investidor

    Como vai General, tudo bom?

    Concordo muito com esse post e acredito muito no “mantenha seu planejamento alinhado”, se você acredita no que quer com certeza vai conseguir. Vivemos num mundo de muita informação e se não tormarmos cuidado teremos tanta informação que não seremos capazes de sair do lugar. Filtro é muito importante…

    Abraço.

  • https://twitter.com/Danilo_Bastos Danilo Bastos

    Olá General!

    O livro é excelente mesmo! Eu recomendo não só o Pai Rico Pai Pobre, mas toda a série do mesmo autor. É uma excelente fonte de conhecimento que nos faz sempre refletir sobre alguns conceitos já conhecidos ou conhecer outros ainda desconhecidos.

    Abraço!