Após escrever o Guia do Iniciante na Bolsa de Valores, fiquei pensando em como a Bolsa de Valores pode ser comparada com uma estrada.


Mas não estou falando de uma como a Rodovia do Imigrantes, que é reta e com 4 pistas de cada lado. Na minha opinião é uma estrada mais parecida com a Los Caracoles Pass, a estrada mais sinuosa do mundo, que sobe a cordilheira dos Andes entre o Chile e a Argentina:

Iniciante Bolsa Valores

Los Caracoles Pass, Foto: Fabiano Accorsi/Epoca

Iniciante na Bolsa de Valores: Se preparando para a viagem

Independente de quais forem seus objetivos, é muito importante aprenda a dirigir com segurança por essa via sinuosa antes de sair por aí se aventurando.
As recomendações básicas de quando você vai pegar a estrada também são muito parecidas:

  1.  Fazer uma revisão completa no automóvel
  2.  Verificar as condições da pista e do clima
  3.  Seguir a rota planejada
  4.  Usar o cinto de segurança

O investimento em ações exige um planejamento semelhante:

1. Iniciante na Bolsa de Valores: Revisão completa

Caso você seja adepto da análise técnica, antes de comprar uma ação precisa acompanhar sua movimentação por algum tempo até se sentir preparado e estar ciente das características do papel.
Caso prefira a análise fundamentalista, estudar os relatórios dos últimos anos, fazer uma varredura sobre o setor que a companhia atua, analisar os riscos que envolvem o investimento e estar ciente dos fatores externos que podem afetar o desempenho do papel é obrigação.

2. Iniciante na Bolsa de Valores: Condições da pista e do clima

Mais do que se preocupar em dominar as ferramentas de análise técnica ou análise fundamentalista, o investidor deve saber como equilibrar sua carteira de investimentos de acordo com seu perfil.
É precisa analisar e conhecer os riscos de cada investimento e entender quais os fatores que devem ser considerados antes de tomar uma decisão de compra ou venda.
Tais ações estão diretamente ligadas ao fato de ter um objetivo para cada investimento, definir uma estratégia e ser fiel a ela – essas são as premissas básicas da gestão de carteiras.

3. Iniciante na Bolsa de Valores: Seguir a rota planejada

O grande problema de muitos investidores ocorre quando acreditam que saber ler os gráficos ou compreender os fundamentos da economia é o suficiente para investir com segurança.
Muitos investidores compram ações em um mês, ganham um bom dinheiro e se empolgam achando que o melhor caminho é repetir esta estratégia sempre.
No mês seguinte, quando repetem as “estratégias”, acabam perdendo dinheiro e só então percebem que saíram totalmente do caminho que haviam planejado inicialmente.
Você não deve ver cada dia como uma “nova aventura” no home broker. Evite pensamentos do tipo “Ontem eu perdi um dinheiro que não esperava perder. Preciso recuperar hoje!” ou “Como ontem eu ganhei, vou fazer a mesma coisa com a OGXP3”.

4. Iniciante na Bolsa de Valores: Utilize o cinto de segurança

O cinto de segurança é algo que usamos, mas torcemos para não precisar dele. Com as ordens de stop loss é a mesma coisa.
Não custa nada colocar stops em suas operações e evitar grandes perdas caso as coisas deem errado. Sim, é um trabalho adicional, mas sempre que o mercado cair e você estiver devidamente protegido vai lembrar de como este hábito é importante.
Segurança em primeiro lugar
No final das contas toas estas regras tem o mesmo objetivo: garantir sua segurança e que sua viajem seja tranquila e agradável.
Veja cada dia na bolsa de valores como uma missão, que é parte de um objetivo maior. Ou, continuando a analogia com as estradas, como mais um trecho a ser superado.
Chegou?
Pare para tomar um café, relaxar as pernas e só então continue sua viagem. Não tenho dúvidas que ela será muito mais prazerosa assim.
Ao fazer isso, terá dado o primeiro passo para deixar de ser não só um investidor iniciante, mas um verdadeiro gestor que se preocupa com o longo prazo e sabe como preservar a sua carteira de investimentos.

 

Guest Post de Diego Wawrzeniak, co-fundador do Bússola do Investidor e Economista formado pela FGV.