Para complementar e expandir o estudo que o Ranking de Rentabilidade tem como objetivo criei  os gráficos abaixo principalmente baseado  nas sugestões que recebi no post anterior. O primeiro gráfico representa a média de todas as  carteiras ativas no Ranking em comparação ao Ibovespa, CDI e a poupança. (Clique nas imagens para ampliar)

Média das Carteiras x Índices

 

Inicialmente as carteiras perderam do Ibovespa mas no médio prazo já vem se mostrando bem menos volátil começando  a superar todos os índices, além de quando houve queda forte  no Ibov a Média das carteiras ficou quase 10 pontos percentuais acima mesmo estando negativa se segurou muito bem.

No segundo gráfico fiz um estudo mais complexo com base no artigo do Henrique Carvalho sobre Retorno x Risco (Leia aqui na íntegra!) dos investimentos que considero extremamente importante para definir estratégias de acordo com seu perfil e analisar a volatilidade das carteiras no longo prazo.

Na vertical o gráfico mostra o Retorno bruto anual da carteira e na horizontal o Risco anual  desta, adicionei o Ibovespa, CDI e poupança para melhorar a comparação. Tentei personalizar cada ícone dos  investidores para ficar bem visível mas se tornou bem difícil a tarefa em vista de tantas informações para um único gráfico e diversas distorções  de rentabilidade.

Retorno x Risco das Carteiras

 

A maioria das carteiras se manteve com um risco baixo e retorno moderado, foi decepcionante visualizar minha carteira e a de vários colegas com Risco superior ao CDI e poupança sendo que o Retorno ficou bem abaixo destes índices, mas como o estudo e algumas carteiras são muito recentes, ainda tem muito tempo para julgá-las ou opinar.

As melhores carteiras no Risco x Retorno foram: Além  da Poupança, Geração 65 e Investindo Todo Mês, apresentando valores excelentes de Retorno com risco moderado e desvio padrão aceitável.

 

Retorno Bruto por Carteira

 

Por último este gráfico apenas ilustra a rentabilidade bruta sem considerar qualquer índice que nada mais é do que a última coluna do Ranking de Rentabilidade de uma forma mais visível. Em cima do muro entre o retorno negativo e positivo bem tênue estão: O Idiota, Bons Dividendos, Mulher Investidora, Corey e eu. É pessoal vamos aumentar os estudos e cair pra cima dos investimentos, espero que tenham gostado e fiquem a vontade para contribuir com mais sugestões e críticas!

Quero agradecer ao Primeiro Bilhão, Geração 65 e ao Anônimo (que não forneceu um apelido) pelas valiosas sugestões de melhoria e a todos os participantes e leitores que contribuíram com seus dados, tempo e atenção quando foram importunados ou vieram prestigiar os artigos. 🙂