Gráficos – Ranking de Rentabilidade

Para complementar e expandir o estudo que o Ranking de Rentabilidade tem como objetivo criei  os gráficos abaixo principalmente baseado  nas sugestões que recebi no post anterior. O primeiro gráfico representa a média de todas as  carteiras ativas no Ranking em comparação ao Ibovespa, CDI e a poupança. (Clique nas imagens para ampliar)

Média das Carteiras x Índices

 

Inicialmente as carteiras perderam do Ibovespa mas no médio prazo já vem se mostrando bem menos volátil começando  a superar todos os índices, além de quando houve queda forte  no Ibov a Média das carteiras ficou quase 10 pontos percentuais acima mesmo estando negativa se segurou muito bem.

No segundo gráfico fiz um estudo mais complexo com base no artigo do Henrique Carvalho sobre Retorno x Risco (Leia aqui na íntegra!) dos investimentos que considero extremamente importante para definir estratégias de acordo com seu perfil e analisar a volatilidade das carteiras no longo prazo. Na vertical o gráfico mostra o Retorno bruto anual da carteira e na horizontal o Risco anual  desta, adicionei o Ibovespa, CDI e poupança para melhorar a comparação. Tentei personalizar cada ícone dos  investidores para ficar bem visível mas se tornou bem difícil a tarefa em vista de tantas informações para um único gráfico e diversas distorções  de rentabilidade.

Retorno x Risco das Carteiras

 

A maioria das carteiras se mantiveram com um risco baixo e retorno moderado, foi decepcionante visualizar minha carteira e a de vários colegas com Risco superior ao CDI e poupança sendo que o Retorno ficou bem abaixo destes índices, mas como o estudo e algumas carteiras são muito recentes, ainda tem muito tempo para julgá-las ou opinar. As melhores carteiras no Risco x Retorno foram: Além  da Poupança, Geração 65 e Investindo Todo Mês, apresentando valores excelentes de Retorno com risco moderado e desvio padrão aceitável.

 

Retorno Bruto por Carteira

 

Por último este gráfico apenas ilustra a rentabilidade bruta sem considerar qualquer índice que nada mais é do que a última coluna do Ranking de Rentabilidade de uma forma mais visível. Em cima do muro entre o retorno negativo e positivo bem tênue estão: O Idiota, Bons Dividendos, Mulher Investidora, Corey e eu. É pessoal vamos aumentar os estudos e cair pra cima dos investimentos, espero que tenham gostado e fiquem a vontade para contribuir com mais sugestões e críticas!

Quero agradecer ao Primeiro Bilhão, Geração 65 e ao Anônimo (que não forneceu um apelido, rsrs) pelas valiosas sugestões de melhoria e a todos os participantes e leitores que contribuíram com seus dados, tempo e atenção quando foram importunados ou vieram prestigiar os artigos. :)

 

Invista em você!

Blogueiro, jornalista e investidor. Leitor assíduo dos livros de finanças e investimentos, aprende na prática sobre o mercado de valores e busca passar seu conhecimento para os investidores iniciantes.

Invista em Você!

General Investidor – who has written posts on General Investidor.


  • Ostra

    Melhor a visualização dessa forma, o prazo é curto para avaliar, em um ano vc e os investidores q acompanha terão uma analise muito melhor das carteiras.
    Bjs

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Olá Ostra!

      É muita informação mesmo para analisar, foi a opção que encontrei, rsrs. Sim e até para quem não participa e quer comparar sua estratégia está tudo ai para analisar e estudar.

      Beijos

  • Lord

    Modificou o designe do site, ficou com um visual mais leve, gostei.
    Sem duvida que os gráficos revelam novas informações que uma simples planilhas com números jamais mostrariam, achei interessante que o conjunto das carteiras tiveram um indice beta menos que o ibovespa, com certeza pelo fato de na maior parte serem carteiras formadas por empresas boa pagadoras de dividendos.

    Um abração!

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Olá Lord!

      Obrigado, o logotipo foi desenvolvido pelo Ricardo Kenji =) ficou demais mesmo e só posso agradecê-lo.
      Somente duas carteiras ultrapassaram o Risco do Ibovespa: Pobretão e Investidor Sardinha, isso no longo prazo é péssimo porque a rentabilidade flutua demais, fora eles todas tem o risco menor que o Ibovespa e o retorno maior, menos o Investidorr que está abaixo.

      Abraços!

  • GanhandoMuito

    GI.

    Verificando o fechamento desse mês do pessoal eu fiquei com uma dúvida.
    Todos reclamam quando o rendimento mensal é negativo. Mas isso é ruim?

    Sabemos que para investimentos longo prazo é bom que o preço do ativo caia no começo. Pois isso gera uma ótima oportunidade para compra. Se for um ativo com bons fundamentos ele vai subir.

    Se você comemorar esse mês que o rendimento da bolsa foi excelente mas o seu planejamento termina daqui a 10 anos você está comemorando que comprou caro.

    Até onde a alta é boa e até onde a baixa seria bom também?

    Ganhando Muito

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Olá GM!

      É ruim porque você está comprado no ativo, logo não interessa se ele ficou barato, você perdeu dinheiro neste momento, mas claro que no longo prazo poderá ir fazendo preço médio para baixo e recuperar com a valorização e os dividendos/aluguéis que serão pagos.
      A alta ou a baixa para o longo prazo (entenda-se 20 anos, abaixo disso não é longo prazo) não influenciam o investidor focado, porém ninguém gosta de perder dinheiro e se acham o máximo quando suas “apostas” foram acertadas e sobem o valor em determinado ativo, neste caso entraríamos na questão da economia comportamental, assunto muito interessante e que pretendo abordar em breve.

      Abraços!

      • GanhandoMuito

        Isso mesmo. Eu quis dizer do investidor que pretende comprar mais daquele ativo.

        Seria interessante um artigo. :-)

        Abraços!

        • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

          Para o investidor que está líquido é excelente e também para quem pensa no longo prazo, eu mesmo baixei muito meu preço médio e agora com qualquer oscilação fraca da Bolsa já consigo ter lucro. =)

          Abraços!

  • Investidor Sardinha

    GI, ficaram muito bons os gráficos, mas especificamente em relação ao primeiro, penso que este tipo de grafico fique bem melhor com valores cumulativos a cada mês. Da forma que você fez só e possível visualizar a “variação” mensal e não fica claro a rentabilidade. Pelo menos com a rentabilidade acumulada eu acho que ficaria melhor de visualizar.

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Olá IS!
      Esse gráfico é a média mensal da rentabilidade de todos os investidores do ranking =) o período analisado é até junho.

      Abraços!

  • Investidor Sardinha

    No gráfico 2 eu me senti praticamente um “Forever Alone” rsrs

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Tanto em Retorno quanto em Risco, tome cuidado!
      Sua carteira é a que tem o maior desvio padrão, isso significa que no longo prazo sua rentabilidade irá variar entre 40% e -40%.

      Abraços!

  • Eike Rico

    Parabéns GI. Ficou um trabalho muito bom. Vai servir de referência para muita gente. E eu percebi que preciso melhorar a minha gestão… kkkkkkkkkkkkkk

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Olá Eike!

      Obrigado, esse é o intuito do Ranking, verificarmos nossa estratégia em comparação a de vários investidores tão focados quanto nós e absorver o que for interessante. Minha carteira também passará por mudanças com base nas informações que levantei, ninguém nasce sabendo, o importante é admitir o erro e aplicar as melhorias.

      Abraços!

  • Além da Poupança

    Estes gráficos ficaram sensacionais. Bom saber que minha carteira possui um risco menor e um retorno maior que o ibovespa. Nem sempre a relação x risco retorno são diretamente proporcionais.

    Abraços e sucesso. Seu blog está muito profissional!

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Olá AdP!

      Obrigado =)
      Sua carteira está excelente, farei um levantamento melhor do índice Sharp das carteiras mas tudo indica que a sua está em primeiro na questão Risco x Retorno. Exato, devemos gerenciar tanto o Risco quanto o Retorno da forma que melhor se encaixa em nosso perfil.

      Abraços!

  • Heikki maggiorani

    Queria participar… =/

    Tem vaga ainda?

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Temos vagas, mas qual seu blog, e-mail? Já te respondi no post anterior e você não me mandou e-mail e nem entrou em contato pelo formulário.
      Lembrando que precisa dos dados da carteira de Dezembro de 2011 até atualmente e os aportes mensais, além de ser obrigatório mostrar os ativos da carteira para estudo de estratégias.

      Abraços!

      • Heikki maggiorani

        Na verdade, empolgado por vocês, rs, estou criando. Mas comecei a investir em março, de forma bem irregular e só agora em julho que estipulei metas de aporte e tudo mais.
        Mas então preciso mandar um levantamento de dezembro de 2011 pra cá? E pra onde mando?
        Apesar de irregular, acho que acho os estratos e consigo organizar isso rs

        • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

          Olá Heikki!

          Isso é obrigatório um levantamento de pelo menos janeiro para cá, se não tiver de dezembro de 2011 começará o ano com 0% de rentabilidade.
          Mande para contato@generalinvestidor.com.br, valores da carteira e aportes mensais, porém só irá participar se tiver um blog onde mostre os ativos para verificarmos a credibilidade da informação, farei um levantamento das cotações históricas. Não quero os extratos e nem nada pessoal seu, apenas os valores ok?

          Abraços

          • Heikki maggiorani

            Beleza! Preparo e te mando nos próximos dias (e posto no blog – te mando o endereço assim que criar de fato).
            Só uma última pergunta: não consigo entrar com rentabilidade 0% até junho e o acompanhamento mais detalhado de julho em diante, né? Acabei de ver que misturei investimentos e contas pessoais até maio, vai dar trabalho separar rs. Mas separo, se for o caso.

            Obrigado!

          • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

            Não não consegue! =)
            Isso estragaria o estudo e atrapalharia na comparação mês a mês de 2012. Fora que não teria credibilidade nenhuma para a comunidade o rendimento de apenas um mês, qualquer um poderia vir aqui e falar “tive rendimento de 10%” escolhendo uma ação que sabe que subiu isso.

            Abraços!

  • blog de corey

    Grande General!

    Já já vc chega a Marechal! Enquanto isso me contento sendo um sargento (no máximo)!

    Parabéns pelo profissionalismo do blog, está cada dia melhor, seu trabalho está muito bom mesmo.

    Acredito que ainda é cedo pra tirar conclusões, mas dá pra sabermos onde estamos caminhando. Particularmente não ligo muito pra rentabilidade, embora eu saiba que essa é a melhor maneira de acompanhar os resultados, meu foco é fluxo de caixa com crescimento da carteira; mas acho bacana participar do seu ranking.

    Continue assim garoto!

    Abraço!

    Corey

    • Geração 65

      Este é também o meu foco Corey, porém será enriquecedor conhecermos e estudar maneiras de se elevar a rentabilidade sem nos desfocarmos. É um ótimo desafio.

      Bons investimentos

      • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

        Sua carteira cresce com aportes que representam bem menos que 1% do valor dela como pode dizer isso G65? A rentabilidade que sua renda passiva produz é a maior dos investidores! Acho que deveria se orgulhar muito disso.

        Abraços

        • Geração 65

          General,

          realmente a carteira está boa. Mas por ser uma carteira bem conservadora, acredito que a rentabilidade não irá ser tão forte assim por longo tempo. Uns 4 papéis ajudaram bem na elevação da rentabilidade. Na hora em que a tendência do mercado for de alta veremos como ela se comportará.

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Olá Corey!

      Muito obrigado, poxa não concordo estamos empatados em conhecimento porque nossa estratégia está praticamente rendendo a mesma coisa! rsrsrs
      Sim é muito cedo, mas no médio prazo teremos um estudo real e bem diversificado para acompanharmos e rentabilidades históricas muito interessantes para trabalhar em cima. =)
      Não ligar para rentabilidade é a mesma coisa que acumular dinheiro na gaveta, se o seu dinheiro é apenas acumulado e não rende nada perde para a inflação e todos os demais índices por isso acaba perdendo dinheiro durante o passar do tempo, não quero ofender de nenhuma forma com este comentário mas como é um cara muito inteligente tenho certeza que entenderá a forma que me expressei, pense nisso!

      Abraços!

  • Geração 65

    Olá General,

    os gráficos ficaram ótimos. A visualização do risco x retorno e rendimento bruto ficaram excelentes, permitem análises rápidas.

    Acredito que daqui a algum tempo teremos preciosas observações.

    Abraço.

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Olá G65!

      Muito obrigado e espero que contribua sempre com suas críticas e sugestões =)
      Esse é o objetivo, mas acredito que alguns blogs irão sumir principalmente por notarem que a rentabilidade que esperavam não é nem sequer alcançada de longe e fora que alguns já começaram a sumir por não acreditar em suas estratégias e ter medo de serem criticados.

      Abraços!

  • Livre do Chefe

    O legal é ver que a nossa blogosfera se saiu melhor que o ibov.

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Olá LC!

      É, quase todos =)

      Abraços

  • THE MAX max

    Legal, GI. EStá ficando muito bom! Desisti de entrar no ranking, mas continuarei acompanhado-o. abraço.

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Olá Max!

      Pode utilizar o ranking para comparar com sua carteira sem ter que expor ela.

      Abraços!

  • Anonimo

    Alguns icones do gráfico RISCO x RETORNO estão em tons muito próximos.
    Geraçao 65 e Holding Scott, por exemplo, não dá para distinguir em um primeiro momento.

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Vou estudar uma forma de deixar mais detalhado, o problema é a falta de opções de formas e cores para todos, os índices deixei nas formas circulares e os investidores com formas diversas que não fossem sobrepostas, obrigado pela sugestão anônimo!

      Abraços!

  • Ítalo Nogueira Soares

    Muito bom o trabalho. É interessante ver alguém se debruçando sobre um ranking tão nobre e ainda despendendo tempo para montar gráficos e tabelas. Através dessas informações colocadas por você podemos tirar diversas conclusões sobre investimentos, como por exemplo, reforçar a velha idéia que poucos investidores vencem o mercado. Além disso, demonstra que diversificação deve ser palavra chave quando se quer calibrar o RiscoxRetorno de um portfólio.

    Continue trazendo esses artigos de alto nível, algo tão raro nos últimos tempos.

    Abraços e sigo acompanhando seu trabalho.

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Olá Ítalo!

      Obrigado pelo elogio e acho muito gratificante saber que este estudo está ajudando muitos investidores de diferentes níveis e idades, espero que com o passar do tempo este ranking sirva como um banco de dados para analisarmos as diversas estratégias e rentabilidades históricas.

      Abraços!

  • O Muquirana

    Olá General Investidor,

    Sou iniciante no assunto, mais precisamente estudante de 21 anos que não possui renda fixa. O assunto me fascinou leio livros constantemente mas ainda estou na fase dos livros que confundem auto ajuda com negócios. Procurei alguns blogs dentre os quais me senti mais a vontade em comentar – e pedir ajuda – foi o seu, pois percebe-se o profissionalismo no blog aliado ao comentário constante do mantenedor do blog. Parabéns.

    GI, para mim que sou um mero iniciante não tenho onde procurar as informações para dar os primeiros passos. Com um evento ocorrido na universidade tive o interesse de abrir uma conta em uma corretora. Agora enviei os papéis para abertura de conta mas não sei qual o melhor método de estudo se é ir em uma biblioteca e pegar um livrão, confiar na corretora, fazer um curso, pagar os cursos da corretora. Como prosseguir, GI? Ficaria muito feliz se você fizesse um post que e o fixasse, pois acredito que a maioria dos leitores estão na fase inicial do investimento.

    Abraços!

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Olá Muquirana!

      Obrigado pelos elogios e é uma honra estar entre os blogs que são parâmetro para investidores iniciantes. :)
      Respondendo sua dúvida, quero primeiro acrescentar que essa é minha opinião e com certeza você escutará diversas opiniões divergentes principalmente com base em opções que possam distorcer a resposta para que a pessoa tenha alguma vantagem, no meu caso não faço publicidade de corretoras ou ativos por isso serei imparcial e como fonte tenho minha experiência. As corretoras são empresas que tem como finalidade o lucro e como elas lucram? Com corretagem e custódia dos clientes, isso está claro para todos. Quais os tipos de cursos que normalmente elas oferecem? Trades e Opções, porque são formas de investir que demandam diversas ordens e acompanhamento diário do Home Broker, quem falar que isso não é verdade provavelmente está perdendo dinheiro investindo dessa forma, se acho isso correto ou não? Não acho, porque sou investidor conceituado em análise fundamentalista e seguidor de Warren Buffet e Benjamin Graham, isso está bem definido por todo meu site além de claro atualmente defensor da alocação de ativos onde prega-se um retorno médio em troca de risco baixo. Portanto vai depender muito do seu perfil real de investidor e não do que você pensa ser seu perfil, vou escrever um artigo sobre isso que talvez te ajude nesta questão porque o assunto é longo e vai ser a trilha do seu sucesso ou fracasso financeiro, pode deixar que estou escrevendo ainda hoje.

      Abraços!

  • Jonas

    ai no grafico ta o rendimento anual da poupança mas ainda estamos em julho…

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Acumulado até Junho, óbvio.

      Abraços

  • Futuro milionário

    Que pena. À epoca que criei o blog não pensei na possibilidade de omitir o patrimônio e deixar a carteira (em porcentagem) e divulgar a rentabilidade líquida mensalmente. Agora já era.

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Olá FM!

      Vários blogueiros já começaram a migrar neste sentido, espero num futuro próximo que alguns até saiam do anonimato isso seria bom para manter um networking saudável. Eu mesmo estou pensando seriamente nisto, assim mantemos o foco nos ativos e rentabilidade, preservando a segurança dos investidores.

      Abraços!

  • Warren Buffett

    Oi GI,
    Vi em um dos posts anteriores que você está entrando em um Clube de Investimento. Sabe de alguma corretora cujo valor inicial do Clube seja baixo? Da corretora que estou é de meio milhão =S.
    Abraço

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Olá!

      Até o momento não encontrei corretora que forneça o serviço de administração de um Clube, mas que eu saiba não existe valor mínimo pelo menos não na Lei e olha que eu reli várias vezes. Assim que eu conseguir maiores detalhes irei preparar um post sobre o assunto!

      Abraços

  • O Idiota

    Parabéns, GI. Está excelente!

    • http://Generalinvestidor.com.br/ General Investidor

      Obrigado! =)