Para complementar e expandir o estudo que o Ranking de Rentabilidade tem como objetivo, criei os gráficos. O primeiro gráfico representa a média de todas as  carteiras ativas no Ranking em comparação ao Ibovespa, CDI e Poupança (nova). (Clique nas imagens para ampliar)

 

 

Inicialmente as carteiras perderam do Ibovespa mas no médio prazo já vem se mostrando bem menos volátil começando  a superar todos os índices, além de quando houve queda forte  no Ibov a Média das carteiras ficou quase 10 pontos percentuais acima mesmo estando negativa e se segurou muito bem. Neste mês batemos o Ibovespa apesar da desvalorização e perdemos para os dois índices de Renda Fixa utilizados como benchmark, CDI e Poupança com a regra nova.

No segundo gráfico fiz um estudo mais complexo dos investimentos que considero extremamente importante para definir estratégias de acordo com seu perfil e analisar a volatilidade das carteiras no longo prazo. Na vertical o gráfico mostra o Retorno bruto anual da carteira e na horizontal o Risco anual  desta, adicionei os índices Ibovespa (Renda Variável) e CDI (Renda Fixa) para melhorar a comparação (Ao lado de cada investidor existe um símbolo e esse símbolo o representa na área quadriculada) :

 

 

Por último o gráfico mais simples que complementa o Ranking mostrando apenas o resultado bruto das carteiras por investidor:

 

Invista em você!