Para complementar e expandir o estudo que o Ranking de Rentabilidade tem como objetivo, criei  os gráficos. O primeiro gráfico representa a média de todas as  carteiras ativas no Ranking em comparação ao Ibovespa, CDI e a poupança. (Clique nas imagens para ampliar)

 


Inicialmente as carteiras perderam do Ibovespa, mas no médio prazo já vêm se mostrando bem menos volátil começando  a superar todos os índices, além de quando houve queda forte no Ibovespa a média das carteiras ficou quase 10 pontos percentuais acima, mesmo estando negativa e se segurou muito bem. Neste mês perdemos para o Ibovespa, porém os dois índices de Renda Fixa foram superados.

No segundo gráfico fiz um estudo mais complexo dos investimentos que considero extremamente importante para definir estratégias de acordo com seu perfil e analisar a volatilidade das carteiras no longo prazo.

Na vertical o gráfico mostra o Retorno bruto anual da carteira e na horizontal o Risco anual  desta, adicionei os índices Ibovespa (Renda Variável) e CDI (Renda Fixa) para melhorar a comparação, com estes dados é possível calcular o Índice Sharpe das carteiras e que penso em mostrar na próxima atualização:

 

 

Por último o gráfico mais simples que complementa o Ranking mostrando apenas o resultado bruto das carteiras por investidor:

 

 

Aproveito para informar que o Ranking de Rentabilidade está com inscrições encerradas para 2012, já para 2013 as regras seguem na mesma, com máximo de 30 participantes. Encerrei com 24 participantes pois não vi vantagens em participantes entrarem agora no final do ano.

E peço para você sugerir investidores e blogueiros que gostaria que entrevistássemos! 🙂