O Controle de caixa pessoal é uma tarefa árdua que poucas pessoas gostam ou pelo menos tentam aplicar em suas vidas, mesmo sendo extremamente importante para ter um parâmetro de receita e despesas, monitorar as áreas onde se gasta mais dinheiro e as fontes de renda que entram esporadicamente.

Para começar a investir e pensar na Independência Financeira ou na Semi-Aposentadoria conceito discutido em diversos blogs, temos que primeiro pensar em manter e controlar o fluxo de caixa pessoal pois dessa forma é possível medir o quanto se deve gerar de renda passiva por mês para conseguir manter as finanças pessoais no azul sem ter de depender de empregos tediosos e estressantes, acho que esse é o sonho de todos.

Assim como uma empresa devemos manter o balanço financeiro pessoal, anotar nossa renda e quais fontes, despesas fixas, despesas variáveis e investimentos. Atualmente existem diversos softwares que proporcionam a facilidade de obter esse controle seja online ou offline, dentre a lista de softwares:

  • Guia Bolso – Aplicativo para celulares que permite armazenar cupons fiscais, cartões de crédito, dentre outros;
  • Minhas Economias – Site para controle financeiro de gastos, cartões, gera gráficos e pode ser utilizado em celulares também;
  • Manubia – Site para controle financeiro.

Pessoalmente prefiro utilizar a velha e simples planilha, mantenho guardada na nuvem e mexo onde quiser também em aplicativos por celular que permitem a leitura deste tipo de arquivo, notebook ou por tablet. Se você também prefere o controle por planilha disponibilizo abaixo a que criei para uso pessoal e que é bem prática, simples e flexível, deixei totalmente editável para que possa modificar as linhas, nomenclaturas e cores, informando os valores de renda, despesa fixa, variáveis, investimentos e benefícios, na última aba é exibido um gráfico com o balanço mensal e sugeri no nome do arquivo uma forma de armazená-lo com mês e ano para facilitar.

Download da planilha de Controle de Caixa Pessoal: Clique Aqui! (Office 2007) ou Clique Aqui! (Office 2003)

Caso conheça outros softwares ou tenham utilizado algum dos citados que são bem famosos, por favor compartilhe suas impressões e opiniões. 🙂