Fluxo de Caixa Pessoal

O Controle de caixa pessoal é uma tarefa árdua que poucas pessoas gostam ou pelo menos tentam aplicar em suas vidas, mesmo sendo extremamente importante para ter um parâmetro de receita e despesas, monitorar as áreas onde se gasta mais dinheiro e as fontes de renda que entram esporadicamente.

Para começar a investir e pensar na Independência Financeira ou na Semi-Aposentadoria conceito discutido nos blogs do Corey e do Investidor Defensivo , temos que primeiro pensar em manter e controlar o fluxo de caixa pessoal pois dessa forma é possível medir o quanto se deve gerar de renda passiva por mês para conseguir manter as finanças pessoais no azul sem ter de depender de empregos tediosos e estressantes, acho que esse é o sonho de todos.

Assim como uma empresa devemos manter o balanço financeiro pessoal, anotar nossa renda e quais fontes, despesas fixas, despesas variáveis e investimentos. Atualmente existem diversos softwares que proporcionam a facilidade de obter esse controle seja online ou offline, dentre a lista de softwares:

  • Lemon – Aplicativo para celulares que permite armazenar cupons fiscais, cartões de crédito, dentre outros;
  • Minhas Economias – Site para controle financeiro de gastos, cartões, gera gráficos e pode ser utilizado em celulares também;
  • Manubia – Site para controle financeiro.

Pessoalmente prefiro utilizar a velha e simples planilha, levo em pendrive e mexo onde quiser também em aplicativos no celular que permitem a leitura deste tipo de arquivo até porque não tenho smartphone e tenho sempre um notebook a mão por causa do trabalho. Para quem prefere também o controle por planilha irei disponibilizar a que criei para uso pessoal e que é bem prática, simples e flexível, deixei totalmente editável para que possam modificar as linhas, nomenclaturas e cores, informando os valores de renda, despesa fixa, variáveis, investimentos e benefícios, na última aba é exibido um gráfico com o balanço mensal e sugeri no nome do arquivo uma forma de armazená-lo com mês e ano para facilitar.

Download da planilha de Controle de Caixa Pessoal: Clique Aqui! (Office 2007) ou Clique Aqui! (Office 2003)

Caso conheçam outros softwares ou tenham utilizado algum dos citados que são bem famosos, por favor compartilhem suas impressões e opiniões. :)

 

Invista em você!

Blogueiro, jornalista e investidor. Leitor assíduo dos livros de finanças e investimentos, aprende na prática sobre o mercado de valores e busca passar seu conhecimento para os investidores iniciantes.

Invista em Você!

General Investidor – who has written posts on General Investidor.


  • Ostra

    Tb prefiro a velha e boa planilha, ja usei outros softwares mas não curti muito.
    Bjs boa semana por aí

    • General_Investidor

      Olá Ostra!

      Ah acho mais seguro e posso editar com um conhecimento básico da forma que me convém. =)

      Bjs e igualmente!

  • Investidor Defensivo

    Valeu pela citação, General!
    Eu tb prefiro planilhas. São mais flexíveis.
    abs!

    • General_Investidor

      Gosto de citar o que é bom! =)

      Abraços

  • riconamatrix

    Oi GI…

    Esse mês publiquei sobre isso no meu post:

    http://riconamatrixx.blogspot.com.br/2012/06/ola-caros.html

    Baixei a planilha… achei-a bastante simples. Como vivo com elas há uns 20 anos, a minha está um pouco mais complexa. Depois a disponibilizo também.

    Dica: Você poderia fazer uma planilha dessa para cada mês do Ano e mais uma que indica a somatória de todos os itens no ano, pra você ter uma idéia de quanto você terá no fim do ano, quanto você gastou com determinado item no fim do ano…

    Abçs!

    Rico na Matrix

    • General_Investidor

      Olá RM,

      Com certeza está no modelo básico para as pessoas conseguirem complementar e modificar como quiserem para se adaptar ao seu gosto, por isso não protegi a planilha. Prefiro essa planilha simples e inclusive utilizo dessa forma sem modificações e qualquer iniciante também pode utilizá-la, quando disponibilizar a sua dou uma olhada. =)

      A ideia é cada um modificar a planilha ao seu gosto, porque para ter algo mais complexo é melhor utilizar os sistemas prontos via web que gerar relatórios e projeções.

      Abraços!

  • blog de corey

    Bom dia General!

    Obrigado por me citar!

    Cara, como eu disse, uso planilhas, a minha é mais simples que a sua. Faço diferente, ao invés de fazer uma planilha de resultados, faço com metas para o mês, mas isso é muito pessoal, cada um acha uma maneira mais eficaz.

    O importante é enxergar o fluxo de caixa, e esse é o primeiro passo pra qq plano de amortização de dívidas ou independência financeira.

    Abração!

    Corey

    • General_Investidor

      Olá Corey!

      Como disse ao ID, gosto de citar o que vale a pena nem agradeça. =)

      É uma boa também, mas como acompanha a projeção? Ou não acompanha? Eu gosto de utilizar essa porque depois de alguns anos terei um parâmetro muito real para basear minha IF. Mas a projeção também é muito boa em paralelo.

      Abraços!

      • blog de corey

        Na realidade eu não acompanho a projeção. Como eu uso dinheiro pra pagar as despesas de supermercado, combustível e lazer faço assim: todo dia 1º separo a grana referente a essas despesas (projeção), no fim do mês ela deve acabar, só isso.

        A grana das contas de consumo são depositadas na conta dia 1º e vai caindo em débito automático durante o mês. No fim do ano sempre sobra uma graninha que uso pra torrar com alguma coisa.

        Abraço!

        Corey

  • blog de corey

    Bom dia General!

    Respondi lá sua pergunta:

     Olá General!

    Na realidade fechei dezembro com + ou – 6k, mas pode considerar zero mesmo.

    Abraço!

    Corey

    • General_Investidor

      Obrigado Corey!

      Já atualizei no ranking =)

      Abraços