Essa entrevista será diferente das outras que já tivemos aqui no blog, pois se trata de uma pessoa de fora do mercado financeiro e que além de ter começado a investir agora, ainda nos mostra uma visão mais humana de como encarar os investimentos e as finanças através do Coaching.

Você sabe o que é Coaching? Caso não saiba leia essa entrevista exclusiva com o coach Rodrigo Suzuki que vai te abrir a mente, agora se você já teve a oportunidade de passar por um processo de Coaching quero ler sua experiência, por favor deixe nos comentários como foi e se ajudou de alguma forma no seu objetivo.

O Rodrigo aceitou meu convite para essa entrevista e agradeço o tempo dele em conceder as respostas e compartilhar o conhecimento de uma área diferente que acaba complementando o caminho de um investidor.

Ele atua desde 2013 como gerente de Desenvolvimento Humano na Suzuki DH, é formado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial, além de ser Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e International Coaching Community, Programação Neurolinguística pela Iluminatta Brasil e Reiki nivel III pela Ascendere Brasil. Ministra cursos e palestras voltados para Desenvolvimento Humano e possui mais de 250 horas em atendimentos de coaching.

Fora isso ele ainda arruma tempo para ser Mestre de Karatê!

 

1) Rodrigo, sei que muitos leitores já escutaram falar sobre alguém que fez um processo de Coaching e é tudo tão misterioso que sempre é algum amigo de um amigo que fez e recomenda, nos explique esse processo para matar essa curiosidade, por favor.

Como estamos falando de seres humanos não existe uma formula pronta para descrever o que é um processo de coaching, cada cliente traz respostas diferentes de como foi o processo para ele,mas basicamente o coaching ajuda uma pessoa, uma equipe ou uma empresa a performar o melhor que ela pode ser para alcançar aquilo que ela deseja.

2) Fala um pouco da sua formação como Coach e como funciona o seu trabalho, parece ser algo muito gratificante e que nos dá vontade de participar.

Sou Coach certificado pela International Coaching Community e Pratictioner em Programação Neurolinguistica pela Iluminatta Brasil. Realmente o que faço é muito gratificante, procuro entender qual o cenário que o coachee se encontra hoje e para onde ele quer ir. Fazemos todo o processo direcionado para o alcance da meta desejada conectando o coachee ao seu propósito de vida e a tudo aquilo que para ele é importante, por exemplo, segurança financeira, reconhecimento, aprendizado, amor, desafios, etc.

Rodrigo Suzuki

3) O Coaching pode ajudar a resolver problemas financeiros?

Com certeza, o coaching vai além dos problemas financeiros. Ele ajuda o coachee a entender o que esta impedindo de alcançar sua liberdade financeira e direciona-lo para metas financeiras alcançáveis e com propósito.

4) E você investe em algo?

Sim.

5) Me conta como começou a investir e como está indo essa caminhada, sei que é complicado o início e compartilhar isso pode ajudar quem está lendo a criar coragem para dar esse grande passo.

Desde pequeno procuro poupar uma parte dos meus ganhos financeiros, comecei guardando em um cofrinho. Quando as quantias começaram a ficar grandes e comecei a trabalhar guardava uma parte do meu salário em uma conta separada. Então conheci o Bruno Papi por um site de troca de tempo (Bliive) que me introduziu ao mundo dos investimentos. Confesso que ainda estou aprendendo sobre este mundo que a mim ainda é complexo, mas hoje invisto na poupança, CDB, tesouro direto e fundos imobiliários. Tenho percebido ganhos muito maiores comparado a quando investia somente na poupança.

6) Como faço para entrar em contato com você e fazer um processo de Coaching?

Podem me contatar via email rodrigok.suzuki@gmail.com. E para aqueles que se interessaram pelo mundo do desenvolvimento humano deixo a sugestão de curtir minha pagina no facebook Suzuki Desenvolvimento Humano, para receber mais conteúdo sobre o tema.

7) Deixa um recado para o pessoal que está lendo isso, investidoras e investidores que estão começando ou já investem e o que você pode deixar de dica para eles.

A grande sacada nos investimentos que costumo usar nos meus processos de coaching é saber muito bem o que você quer obter quando alcançar os níveis de investimento estipulados, não aconselho as pessoas investirem apenas por investir, pois quando aparecer qualquer coisa mais interessante do que investir você vai usar o dinheiro. Quando você sabe o que quer obter e se conecta a essa meta você não deixa de poupar para investir no seu futuro, seja em busca de uma aposentadoria, um carro novo, uma viagem especial, a compra de um apartamento, o importante é saber onde você quer chegar.