Trouxe para você a entrevista que o Hotmart fez com o Henrique Carvalho, fundador do site HC Investimentos e autor do eBook Alocação de Ativos, segue o texto na íntegra com as devidas autorizações e direitos reservados.

Quem é o Henrique Carvalho?

Henrique Carvalho é um autor best seller no Hotmart, sendo também o primeiro vendedor a bater os 150º de temperatura no marketplace. Henrique gentilmente cedeu uma entrevista ao nosso blog onde fala um pouco sobre como foi esta jornada desde a idéia até o lançamento do produto. A entrevista é recheada de dicas de valor incalculável, portanto aproveite! 🙂

Hotmart – Quem é o Henrique Carvalho? Qual sua formação, quando começou a trabalhar com internet, como escolheu seu nicho e quando percebeu que haveria espaço para criar um produto próprio?

Henrique Carvalho – Olá amigos! Meu nome é Henrique Carvalho. Sou o fundador do site HC Investimentos e autor do eBook Alocação de Ativos. Estudo economia aqui no Rio de Janeiro e adoro toda atividade que estimule o corpo (atividades físicas) e a mente (ler).

Hoje em dia trabalho somente com internet e posso dizer que, embora tenha criado o site HC Investimentos em maio de 2009, eu só comecei a focar nesse tipo de trabalho digital a partir de maio de 2011.

A escolha do nicho (Finanças e Investimentos)

Acredito que você deve gostar, amar o que faz. A vida é muito curta para desperdiçá-la com algo que não lhe agrade. Por esse motivo, mesmo não sabendo que eu poderia um dia ter um certo reconhecimento na área de finanças e investimentos, eu tinha certeza de que era esse o tema que me inspirava.

Costumo dizer que o meu trabalho é mostrar as pessoas como elas podem ter mais liberdade em sua vida. Afinal, ser rico é muito mais do que apenas ter dinheiro. Ser rico é ter liberdade de escolha. É poder fazer o que você gosta sem precisar se preocupar em saber se esse seu sonho um dia poderá acabar.

E é nesse ponto que entram os investimentos, como uma forma de renda passiva, não estando diretamente ligada ao seu trabalho, e que poderá manter essa sua chama de liberdade acessa por bastante tempo.

Pesquisando o Mercado para o Lançamento do eBook

Pode não parecer simples, mas quando você conhece muito bem o perfil de leitor do seu site, as suas dificuldades, seus desejos e um pouco da forma dele pensar e agir, torna-se fácil saber se o seu produto será bem aceito.

No caso do eBook Alocação de Ativos lembro-me de em um único dia ter relido todos os emails dos leitores, tweets no Twitter, mensagens no Facebook, comentários no Blog e mais de 1.000 mensagens para ter certeza de que o material resolveria exatamente essas dificuldades enfrentadas pelos leitores.

Hotmart – Chama bastante atenção a altíssima qualidade do produto que você está entregando aos compradores, não só qualidade de conteúdo, mas também qualidade gráfica, estrutural e toda aquela preocupação com a didática do material. Como foi a criação do seu produto? Quanto tempo levou? Você terceirizou alguma parte deste processo? Se sim, já que estamos falando de finanças, poderia revelar quanto foi investido em termos financeiros para o projeto sair do papel (investimentos em design, marketing, etc)?

Henrique Carvalho – Qualidade > Quantidade.

Sempre fui adepto dessa filosofia: Menos é Mais ou Qualidade é melhor que Quantidade.

O meu maior desejo sempre foi deixar um impacto extremamente positivo na vida de uma pessoa. Por esse motivo, eu prefiro atender um público menor, mas que esteja extremamente feliz com o meu trabalho.

Se você quer ser lembrado por um trabalho, você precisa superar expectativas, o que envolve um árduo planejamento para entender como você poderá superar as expectativas de seus clientes.

Criação do eBook Alocação de Ativos

Tudo começa com uma ideia central, a inovação. A partir dela, você puxa as ramificações necessárias para entregar o material pronto: Pesquisa de mercado, escrita, marketing, design, etc.

Todo projeto de qualidade necessita de uma forte base, assim como uma árvore de 30 metros precisa de fortes raízes para crescer e se sustentar. Um meio bem eficiente de colocar grandes ideias em prática é desenhá-las em um mapa mental. Para quem tem Mac recomendo o MindNode. Ou se preferir um programa online o MindMeister também é bom.

Com a ampla visão do projeto pronta, você precisa definir as tarefas necessárias para atingir seus objetivos. Utilizo o Things, mas o Wunderlist também é muito bom.

Você precisa saber exatamente onde quer chegar, planejando seus projetos ou tarefas.

Tempo Necessário

Minhas férias inteiras no início de 2012. Pode parecer que 3 meses é pouco tempo para planejar, escrever e publicar um eBook, mas foram 10 horas de trabalho por dia, todo dia, incluindo sábados e domingos, dedicados exclusivamente ao eBook.

Às vezes é difícil dizer não para algumas atividades, mas quando você tem como foco entregar um trabalho de qualidade é preciso se dedicar bastante a ele.

Terceirização e Custos

Uma decisão que considero importante para o sucesso do eBook foi a contratação de um designer especializado para me auxiliar na diagramação do eBook e com a página de vendas.

Era preciso escolher dentre 3 opções:

  1. Fazer tudo por conta própria: Pode acreditar, embora não pareça, seria a opção mais cara no longo prazo.
  2. Contratar um designer médio: Custos na faixa de R$ 2.000 para todo o trabalho.
  3. Contratar um designer fora de série: Custos na faixa de R$ 5.000 para todo o trabalho.

Talvez você agora coçando sua cabeça pensando: “Será que vale a pena pagar 2,5x mais por um trabalho excelente do que um trabalho médio?”

Novamente, voltamos a questão de criar uma forte impressão. Embora todas as pessoas consultadas por mim (amigos, família) foram contra a opção do designer mais caro eu segui meus princípios e, felizmente, em menos de 12 horas no primeiro dia de vendas do eBook já foi possível pagar esse custo.

O Márcio Duarte, da Pagelab, designer profissional que contratei (e recomendo fortemente) para o trabalho completo, realizou um belíssimo trabalho, embora eu cheguei a achar que ele fosse desistir após os mais de 100 emails que trocamos e umas 15 reuniões no Skype em menos de 30 dias. 🙂

Hotmart – Entendemos que o sucesso do produto está diretamente ligado ao sucesso do blog, certo? Como você fez para crescer o seu blog e cativar sua audiência? Que dicas você daria para quem está começando agora?

Henrique Carvalho – Em termos de números, o HC Investimentos não é nenhum grande blog. Na verdade, é bem modesto. Possui 35.000 visitações únicas em um mês, 1.350 seguidores no Twitter e 750 fãs no facebook. Além disso, é atualizado em média 1 vez por semana.

Pelos números não é possível dizer que o blog é um sucesso, mas avaliar um blog apenas por números é muito superficial. Novamente, mais importante do que a quantidade de leitores do blog é a qualidade com que você interage com seus leitores. Melhor: A qualidade das informações que você passa para eles, buscando resolver seus problemas.

Discas para Iniciantes: Como crescer o blog e cativar sua audiência?

Essa pergunta daria um artigo inteiro por aqui, mas vou deixar 3 dicas que considero importantes:

1. Não seja apenas mais um blog sobre um determinado assunto. Pense diferente. Seja diferente. Encontre o seu ponto de vista único e não pare de aperfeiçoar seu blog. Melhore a usabilidade do blog, melhore o design, melhore sua escrita, interaja mais com os leitores. Seja mais útil e crie experiências únicas!

2. O bom e velho email. Alguns marketeiros dizem que com o avanço de social media (facebook, twitter, etc), o email está morto. Errado! O email ainda é uma das formas mais eficientes de comunicação. No caso do meu blog ofereço um curso de investimentos grátis em 10 lições via email que, além de conter valiosas informações, é um ótimo aperitivo para o leitor conhecer um pouco mais sobre o eBook. Se você ainda não possui uma lista de email que ofereça um benefício adicional ao seu leitor está perdendo uma grande oportunidade.

3. Lembre-se: Não é à toa que temos 1 boca e 2 ouvidos. Ouça o que seus leitores tem a dizer antes de começar a falar sobre qualquer assunto. Sabendo suas dificuldades e seus desejos você poderá ajudá-los da melhor forma possível abordando o seu assunto de afinidade.

Hotmart – O seu produto bateu um recorde no Hotmart quando atingiu o 1o lugar nos mais quentes com menos de 2 semanas após o início das vendas, e ainda, ele atingiu a maior temperatura do Hotmart, batendo nos 150 graus. Tudo isso nos leva a pergunta: como você trabalhou a divulgação do produto? Você foi em busca de parceiros e/ou afiliados estratégicos? Como funciona sua estratégia de divulgação?

Henrique Carvalho – 150º!

Henrique Carvalho

Ultrapassar os 150º no Hotmart foi um momento muito gratificante. Claro que o número em si é apenas um número, mas ele reflete a tradução de um reconhecimento por um trabalho.

É receber emails dizendo a você que o eBook influenciou totalmente a visão sobre investidor.

É receber emails lhe parabenizando por prestar atenção a todos os detalhes.

É receber emails com histórias de pessoas que alcançaram sua liberdade financeira, que hoje possuem mais tempo, mais tranqüilidade e são mais felizes

Divulgação do Produto e Parceiros/Afiliados

Não tenho os números precisos aqui e o pessoal do Hotmart pode informar melhor, mas acredito que rejeitei mais de 100 pedidos para afiliação (a afiliação para o produto é moderada e bem rígida). Vocês podem pensar que estou deixando de ganhar mais dinheiro agindo dessa forma e é verdade. Porém, existem valores que nenhum dinheiro pode comprar.

Eu sei… pode soar como um clichê barato, mas eu prefiro acreditar que a pessoa que está recomendando o meu produto não pensa somente no dinheiro da comissão, mas principalmente em ajudar mais pessoas através do meu eBook. Se esses valores não estão claros eu simplesmente rejeito a proposta.

O eBook Alocação de Ativos não é uma forma de enriquecer da noite para o dia. Até porque o leitor típico do eBook é totalmente o contrário desse perfil imediatista.

Portanto, prefiro ser extremamente seletivo ao escolher quem irá me ajudar a vender o eBook do que liberar para todos e ver meu eBook sendo apenas mais um produto de “ganhar dinheiro rápido e fácil”.

Estratégia de Divulgação

Existe uma linha muito tênue entre mostrar o valor de um produto e “empurrar” um produto, por mais excelente que ele seja.

Logo, a estratégia de divulgação do material que utilizo é bem amena.

A grande maioria dos leitores do eBook decide comprá-lo através de 2 lugares, de acordo com os trackings que faço pelo Google Analytics:

1. Curso de Investimentos Grátis. Ao invés de já apresentar o eBook para um novo leitor, apresento o curso de investimento grátis, em que só é preciso colocar o email para receber. Desse modo, ele conhece melhor o meu estilo de escrita, a mensagem que busco passar e meu trabalho de um modo geral.

2. Amostra Grátis. Na própria página de vendas do eBook é possível baixar uma amostra grátis do eBook, que contém 1 dos 7 capítulos do material. Através desta, o leitor poderá atestar a qualidade do conteúdo, do visual e do trabalho empregado.

Portanto, antes de simplesmente vender um produto para o seu público, deixe eles conhecerem melhor o seu trabalho, verificar os seus valores e, somente depois, mostre a eles os benefícios de seu produto/serviço.

“Empreendedor não é um cargo. É o estado mental de alguém que deseja mudar o futuro.” ~ Guy Kawasaki

Forte Abraço e Sucesso!

Henrique Carvalho

 

Fonte e direitos atribuídos: Hotmart e HC Investimentos