Para alguns leitores que não estão cientes dos acontecimentos na blogosfera de investidores, venho explicar-lhes o que ocorreu. Tudo começou com uma ligação ao blogueiro proprietário do blog Investir aos 40 (blog excluído) o questionando sobre seus investimentos e aplicações, não satisfeita essa mesma pessoa compareceu fisicamente ao seu endereço de trabalho fazendo as mesmas perguntas, apenas aparentemente para provar que sabia sobre ele. Infelizmente esse episódio causou insegurança para alguns blogueiros que tem mais a perder do que dinheiro, como privacidade e segurança sua e de seus familiares.

O problema disso tudo ao meu ver é que perdemos além de vários blogueiros conceituados e que agregavam valor para a comunidade de finanças, uma chance de termos mais liberdade para tratar de assuntos como dinheiro, patrimônio e investimentos como estava sendo tratado até o momento. Confesso que não sou a favor de exibir patrimônio pela internet, só que entendo que isso contribui para que investidores iniciantes possam entender que até com uma quantia pequena podemos começar a investir e com aportes pequenos muitas vezes, agora essa tendência provavelmente será modificada para a ocultação dessas informações em questão de algum tempo.

Comunidade

No site do General Investidor optamos por não mais divulgar valores na Carteira General, apenas os ativos e a rentabilidade (excluindo aporte/retirada) ainda baseada no sistema de cotas como sempre havíamos feito, contamos com a compreensão de todos e solicitamos aos amigos escritores dos demais blogs de finanças que nos acompanham que não excluam seus blogs ou sumam da comunidade, se realmente chegar neste nível opte por um caminho como o que aqui estamos tomando.

Queremos também aproveitar a oportunidade para dizer que não tanto em vista deste episódio mas o site General Investidor já estava caminhando para esta situação, não somos anônimos aqui, temos agora uma equipe de escritores e administradores que cuidam do site e contribuem com artigos apenas para fins de enriquecer a comunidade de finanças e os leitores com conteúdo diversificado entre temas iniciantes e avançados sobre investimentos, finanças e educação financeira em geral. Nossos blogs se tornaram maiores do que nossas necessidades, devemos isso aos leitores e aos brasileiros que querem sair da corrida dos rato!

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. 

(Antoine de Saint-Exupéry)

 

Boa sorte aos nossos amigos que deixaram seus blogs, espero que continuem nos acompanhando e sempre estaremos abertos a recebê-los por aqui caso queiram continuar com seu trabalho de forma anônima através de artigos postados periodicamente, com os devidos créditos.

 

Invista em você!