O foco deste blog são os investidores iniciantes, durante os anos que investi comecei a criar artigos mais voltados para quem já investe e sai do foco, agora quero retomar pois recebo várias dúvidas básicas por e-mail e na página no Facebook do General Investidor.

Para facilitar vou criar uma série de artigos com o que sei e aprendi na prática sobre Como começar a investir. Sem blá, blá, blá e linguagem técnica, de investidor iniciante para outro investidor iniciante, vamos aprender juntos e quem não tem dúvidas pode agregar com dicas para quem está começando e ajudar nas dúvidas de quem vai deixando o comentário, ok? Será de grande soma a proposta do nosso blog.

Como começar a Investir?

Primeiro você precisa entender que investir não é brincadeira, o que está em jogo é o dinheiro e com dinheiro não se brinca. Pode ser uma herança, 10% do salário, o 13º salário, não interessa a fonte, se está sobrando e você quer fazer o bolo crescer então é de investimento que estamos falando. Vamos pensar o seguinte, quando dizemos investir é fazer o dinheiro TRABALHAR PARA VOCÊ, regra básica e número um.

Carro é investimento? Não, pois ele gera gastos e não trabalha para você, pelo contrário, nós que temos que trabalhar para sustentar ele.

E casa própria, ai é investimento né? Não… Muitos brasileiros pensam isso, mas não é e vamos argumentar aqui:

  • Sua casa paga suas contas, gerando renda extra para você? Não… Você que trabalha pra caramba para sustentar a casa.
  • A casa valoriza? Sim, valoriza!
  • Opa se valoriza então é investimento, certo? Errado, se você vender terá que comprar outra casa e em situação semelhante pagará a mesma quantia, raro são os casos de ganho com a troca da casa própria por outra em situação semelhante de tamanho e localização.

Nossa se o meu carro e a minha casa não são investimentos, então como vou investir?

Você deve criar ATIVOS que trabalhem para você!

Como posso criar ATIVOS?

Temos no Mercado diversas possibilidades, mas resumindo ativos são aplicações financeiras que te rendem dinheiro extra seja por valorização destas ou por pagamentos periódicos como uma ação que valoriza e você ganha na venda dela ou uma casa alugada que te rende um aluguel mensal e ajuda nas despesas do mês.

Como criar ativos

Esse é o conceito de Investir, ter uma aplicação que gera dinheiro para você sem que tenha de trabalhar nessa aplicação, pois nesse caso seria um empreendimento ou um emprego de fato, um investimento é algo mais passivo, o seu dinheiro trabalhando para você.

 

Por onde começar a ser um Investidor?

Para ser um investidor aconselho em primeiro lugar a arrumar a casa. Como assim “arrumar a casa”?

Investimento exige dinheiro, sem dinheiro não tem como gerar dinheiro, então você tem duas opções:

  1. Gerar renda extra, acima dos seus gastos mensais/anuais.
  2. Diminuir suas despesas, abaixo dos seus ganhos mensais/anuais.

São suas opções, escolha a mais realista para seu perfil e mãos a obra!

Sem muito papo, sem muitos planos, se ficar pensando muito não vamos para nenhum lugar, o princípio aqui é POUPAR, quando conseguir guardar seu precioso dinheiro e ver ele sobrando, aí podemos conversar mais sobre como Investir, afinal se não sobra então não tem como continuar nessa conversa, infelizmente essa é a parte mais difícil e sou bem sincero quando me perguntam disso, para ser investidor é preciso ser disciplinado e cuidadoso com o seu dinheiro.

Toda semana vou lançando novos artigos sobre o tema, não desanime, a vida de um investidor não é fácil no começo e apenas para te mostrar como você já é um vencedor só de pensar em ser um investidor:

Cerca de 0,3% da população brasileira investe na Bolsa de Valores!