Este mês de Setembro foi péssimo para minha carteira, fiz uma operação com opções que não sei se dará certo ou não.

A primeira parte dessa operação deu certo, operei em put (opção de venda) de PETR4 e assim que atingiu uma importante marca de baixa da análise gráfica me desfiz e comprei call (opção de compra) de PETR4, mas não vou informar os números das opções porque não quero ninguém repetindo isso, estou aprimorando essa tática e provavelmente vou errar bastante até adquirir experiência e formar uma estratégia melhor.

Estou tranquilo com essas manobras, pois reservei um baixo capital para a estratégia e tem dado certo. Existe uma possibilidade da rentabilidade no próximo mês dar um salto por conta da finalização desta operação.

Na questão da corretora continuei com a mesma e mudei para uma conta superior na qual a corretagem passou a ser de 10 reais, porém com uma operação no mês não pago custódia e posso utilizar uma ferramenta de Imposto de Renda que é realmente útil.

Para quem faz daytrade não recomendo, pois me ocorreram dois problemas com o HomeBroker deles e o atendimento para solucionar foi péssimo e isso está me fazendo mudar de ideia, estou buscando outras corretoras como opção e quero saber sua opinião da sua corretora atual ou em alguma corretora que não tenha corretagens acima de 10 reais e preferencialmente sem custódia ou isenta.

Bom vamos aos gráficos que falam melhor do que eu sobre minha carteira:

 

Com os ganhos de operações com opção que tive comprei mais FII’s só que fiz uma péssima escolha e comprei justamente vários fundos que tiveram prejuízos e um que não pagou aluguel em Setembro, isso fez com que a carteira apanhasse mais ainda, os fundos imobiliários  adquiridos este mês foram:

  • Compra de cotas de BBRC11 
  • Compra de cotas de VLOL11 
  • Compra de cotas de RNGO11 

 

 

Transferi uma parte do dinheiro da Poupança para o Tesouro Direto e comprei:

  • NTN-F 010123 com taxa de 9,96% ao ano 

 

 

No fim do mês aportei na caderneta de poupança para refazer o colchão de segurança e utilizei um pouco para pagar umas taxas da minha empresa, foi uma pancada de impostos e taxas.

A alocação atual da carteira por setor está da seguinte forma:

 

Para ampliar os estudos informarei agora o Índice Sharpe da Carteira:
Índice Sharpe: -0.47 

Este índice nos mostra o quanto de retorno conseguimos gerar se comparado a um ativo livre de risco (neste caso o CDI) em compensação ao risco do ativo em estudo, atualmente o risco adicionado está tirando o retorno da carteira, ou seja, preciso estudar muito mais para atingir um valor positivo neste importante índice. Utilizei o retorno e risco anual da carteira e a taxa do CDI anual atual para compor este valor e a fórmula é [(Retorno – CDI) / Risco].

 

Resumindo a Carteira General de Setembro

Rentabilidade: –2.92%