Este mês foi o pior do ano para a Carteira General, vou descrever o que a falta de disciplina e conhecimento pode causar em sua carteira.

Desde que defini uma estratégia de alocação de ativos no início do ano, a carteira começou a dar resultados bem satisfatórios, não olhava para o HomeBroker, gráficos e nem acompanhava notícias, conseguia ter uma tranquilidade incrível para aportar nos ativos selecionados e tocar a vida profissional da forma como gostaria.

O conto de retornos altos e a adrenalina das opções me fascinou, comecei a estudar análise gráfica com mais empenho, aprender black scholes, ler livros de opções, acompanhar diariamente índices futuros, commodities, ADRs, notícias em geral e fóruns de traders.

Nada disso está errado em se fazer, só que estava contra a minha estratégia inicial e fora dos meus conhecimentos até aquele momento, o resultado deste erro você vai ler a seguir.

 

 

Na conta da corretora restou apenas o pó da última opção que estava operando, desde a atualização passada da carteira e não operei mais.

Como pode notar no gráfico acima, a poupança está zerada, utilizei para complementar o valor do novo FII da carteira, o fundo imobiliário TRX. O lançamento foi prorrogado e espero exercer a compra de algumas cotas que já deixei o valor provisionado.

Agora a carteira por setor ficou da seguinte forma:

 

Os Fundos Imobiliários que adquiri no último mês estão se mostrando péssimos em rentabilidade e valorização, RNGO11, RBGS11 e BBRC11 caíram muito de preço, além de pagar pouco de aluguel (BBRC11 nem pagou). Confio nesses imóveis e gostei dos prospectos, acho cedo ainda para medir algo.

Em Tesouro Direto o desempenho foi muito bom e salvou a carteira de um destino pior, tiveram uma valorização excelente, principalmente os atrelados ao IPCA.

No setor de Fundos Imobiliários está representado pelo primeiro gráfico e no segundo o setor de Renda Fixa onde contém apenas Tesouro Direto agora, ainda estou refletindo se vale manter algo na poupança.

Outubro foi o único mês que gerou perda patrimonial, não só de rentabilidade e isso me deixou bem alerta quanto ao rumo da carteira e essa mudança de estratégia que se mostrou precipitada.

Para ampliar os estudos informarei agora o Índice Sharpe da Carteira:
Índice Sharpe: -0.97 

 

No meu trabalho muitas demissões foram anunciadas e outras já aconteceram, isso modificou o planejamento para 2013 e devo fazer algo mais documentado, como o Corey fez em seu blog, porque acredito que essa forma de lidar com a vida como se fosse um projeto ajuda consideravelmente a manter a cabeça no lugar.

O aporte também foi quase a metade do que costumo aportar, sem nenhum motivo especial, provavelmente no próximo mês ele será maior por conta do que sobrou do salário deste mês e não aportei em nada, nem na conta da corretora.

 


Quero agradecer a Ostra pela carta que me enviou, junto com essa cerveja da foto! Ganhei no concurso que ela realizou das 50 mil visitas em seu blog. Muito obrigado, isso ajudou a relaxar um pouco esse mês tenso! 🙂

 

 

Resumindo a Carteira General de Outubro

Rentabilidade: -5.90%

 

 

Obs.: O Ranking de Rentabilidade será postado na Segunda-Feira (05 de Novembro de 2012) e gostaria que atualizassem até lá seus blogs ou me enviassem por e-mail a rentabilidade do mês.