No mês de Novembro as coisas começaram a voltar para os eixos, como decidido na última atualização da carteira não fiz nenhuma movimentação em opções e voltei para a estratégia inicial. Desta forma me mantive longe das notícias, do Home Broker e consegui focar no trabalho tendo um resultado excepcional tanto no aporte quanto na carreira, abordarei no fim do post onde costumo falar sobre o desempenho da vida pessoal e profissional.


A Carteira General voltou a velha forma como definido no início do ano, 40% em Renda Variável, 30% em Fundos Imobiliários e 30% em Renda Fixa distribuída em Tesouro Direto e Poupança nova.

Pode ver que a distribuição não está exatamente balanceada pois vou arrumando as proporções com os aportes e neste mês utilizei para refazer o colchão de segurança em poupança devido a uma mudança inesperada no emprego.

Notei que com as opções o gasto com corretagens ajudou a aumentar os prejuízos, me surpreendi com as taxas e impostos e compreendi muito bem porque afirmam que investidores que realizam muitas operações tem dificuldade em superar o mercado, ao todo foram gastos com corretagens, taxas de emolumentos, taxas de liquidação e imposto de renda na fonte em operações de daytrade cerca de 3% do valor da carteira, realmente assustador e as maiores despesas vieram no mês onde obtive um retorno maior que provavelmente foi resultado da euforia de operações com lucro.

 


As movimentações neste mês me resultaram em apenas R$ 20,00 de corretagem que diferença, bem destinados nas compras de vinte cotas de SMAL11, AEFI11,  RBGS11 e RNGO11 aproveitando os baixos preços que logo dispararam no fim de Novembro. Exerci também a compra das já provisionadas cotas do XTED11 e consegui comprar algumas cotas.

A poupança está sendo utilizada como colchão de segurança pelo menos até o ano que vem, não vou aportar mais nada nela pois este valor supre muito bem minhas despesas por mais de seis meses, além disso a rentabilidade da nova poupança é ridícula e deixo mesmo por rapidez e comodidade caso precise sacar, não sei se exibirei essa quantia no ano que vem na carteira pois o colchão de segurança acredito que deva ser separado dos investimentos e como informei desde o início de 2012 então vou continuar informando até o fim do ano pelo menos.

 

 

Para ampliar os estudos informarei o Índice Sharpe da Carteira:

Índice Sharpe: -0.87 

 

Na vida pessoal estou totalmente recuperado da doença que nenhum médico diagnosticou e que imagino ser estresse pelo tipo de serviço que estava desempenhando, estou simplesmente fazendo dieta sem tomar nenhum medicamento e tentando organizar o tempo para não me estressar tanto, algo bem difícil porque naturalmente já o sou, rs.

Agora falando da área profissional tive uma alta surpreendente, recebi uma proposta logo no início do mês para trabalhar em uma grande empresa nacional e como a empresa multinacional onde estava não anda bem das pernas resolvi aceitar e conferir a proposta, assumi no mesmo dia e após cumprir o aviso prévio (situação extremamente chata) estou agora efetivamente na nova empresa.

Para minha surpresa surgiu também uma oportunidade como coordenador , neste caso o MBA que faço ajudou bastante para a decisão e fui aprovado, então estou em fase de treinamento para coordenação e por conta disto irei viajar bastante, semana que vem ficarei visitando clientes e dos hotéis irei captar os valores das carteiras para atualizar o Ranking e não faltar com minhas obrigações aqui com vocês.

O aporte deste mês foi alto por conta da rescisão do antigo emprego que foi aportado inteiramente e da primeira parcela do 13º salário, agora em Dezembro deverá ser maior ainda pelas horas extras que estou fazendo e em 2013 deverá dobrar por conta do novo cargo. O valor estimado para este ano foi ultrapassado, porém devo tudo aos aportes porque a rentabilidade acumulada da carteira está negativa.

 

Resumindo a Carteira General de Novembro

Rentabilidade: +0.96%

 

 

Obs.: O Ranking de Rentabilidade será postado na Quarta-Feira (05 de Dezembro de 2012) e gostaria que atualizassem até lá seus blogs ou me enviassem por e-mail a rentabilidade do mês. 

 

Invista em você!