Esse mês foi excelente para o aprendizado, porém o aporte total foi bem menor que o anterior devido ao meu trabalho ser variável e depender da demanda de serviços. Serei breve pois amanhã bem cedo vou viajar para aproveitar o encerramento de um projeto de médio prazo.

Rendimento segundo a planilha Além da Poupança

Rendimento segundo a planilha Além da Poupança

Baseando na Alocação de Ativos da forma como é insistentemente ensinado pelo Henrique Carvalho do HC Investimentos, estou realocando minha carteira conforme aprendo com os demais investidores dos blogs de investimentos, com o livro Investidor Inteligente (Graham, Benjamin – 1972) e Alocação de Ativos (Carvalho, Henrique – 2012) que são maravilhosas fontes de conhecimento consegui manter uma rentabilidade neste mês de março que está se encerrando em queda na bolsa. Até terça eu estava com 4,5% de rendimento líquido ali na planilha, mas hoje tive essa surpresa de apenas 1,19%.

   Minha carteira é para longo prazo, nos critérios de Benjamin Graham acima de 20 anos, portanto estou bem contente em manter algum rendimento nesta fase de desenvolvimento de táticas de alocação e estudo de empresas, liquidei minha posição em uma ação individual com lucro de 18% e mantive apenas uma em minha carteira, demais posições estão em ETF’s (fundos de índices) que a longo prazo se mostraram ótimas alternativas e menos estressante para o investidor iniciante que é meu caso conforme apurei em minhas leituras, tendo apenas 2 anos de bolsa me considero bem inexperiente diante de verdadeiros investidores que acompanho.

 

A alocação atual se segue como ilustrado nos gráficos acima, de forma específica e a alocação de forma genérica, ainda não consegui formar a carteira que planejei como 40% RV, 30% RF e uma mudança de 30% em imóveis, comprei um único Fundo Imobiliário para estudos, irei monitorar e comprarei mais alguns caso ache interessante, além disso como podem ver no gráfico de pizza existe ‘Debêntures’ sem nenhum valor, pois reservei 2 mil em Debêntures do BNDES de série 2.

Aportei um pequeno valor na poupança pois com a finalização do contrato as coisas ficam um pouco complicadas até ser realocado, resolvi aumentar meu colchão de segurança.

O Consórcio foi removido da carteira, por isso o menor aporte no mês passado, também reajustei a carteira toda, conforme opinião formada no artigo anterior de Consórcio x Financiamento.

Resumindo Carteira General de Março de 2012:

Rendimento líquido:  +1,19%