No mês de maio o mercado foi entediante e andou de lado por um bom tempo, acelerando uma subida na última semana e entregando todos os pontos após o feriado da última semana. A alocação dos ativos em carteira ficaram um pouco fora do estipulado de 40% Bolsa, 30% FII e 30% Renda fixa, pois o aporte do mês não foi utilizado e ficará para compras posteriores, não identifiquei nenhum ativo que estivesse atrativo para a compra durante o período e deixei o dinheiro na corretora.

 A carteira General teve leve queda e fico bem acima do Ibovespa que teve rentabilidade negativa no mês de maio de -4,30%. Neste mês os dividendos das ações e os aluguéis dos fundos imobiliários foram bem acima dos gastos com corretagens e impostos,  finalmente houve um bom equilíbrio dos gastos porque só realizei duas operações, comecei a diminuir a frequência de compras/vendas e agora pretendo apenas fazer no máximo duas compras por mês de ativos que já estão na carteira para aumentar a participação.

Alocacao-ativos-05-2013

No mês de Maio realizei as seguintes operações:

  • Venda de ETF: SMAL11 (totalmente liquidado)

  • Compra de Fundo Imobiliário: RNGO11

A carteira está diversificada conforme tabela e imagens abaixo por setores e ativos:

Alocao-setor-05-2013

Não comprei novas ações, em vez disso me desfiz totalmente do ETF SMAL11 que ainda permanecia em carteira após visualizar uma saída com um bom lucro. No setor da ações o rendimento foi negativo de -1,53%, grande parte desse rendimento negativo se deve as ações BRPR3, VALE5 e GGBR3, do lado contrário temos a KEPL3 que acumula rentabilidade positiva de +34,23% (somando-se os dividendos).

Na reunião do Copom de maio decidiram por aumento na taxa Selic de 0,5%, deixando a taxa de juros em 8% ao ano, os títulos do tesouro pré-fixados sofreram bastante com este ajuste e no setor de renda fixa tive uma rentabilidade negativa de  -1,25%, inclusive alguns títulos ficaram abaixo do valor de compra.

Os fundos imobiliários tiveram uma ligeira rentabilidade negativa de -0,16% e aumentei posição em apenas um fundo porque ocorreu uma diminuição da vacância do fundo e isso é excelente, o aluguel aumentou e o preço caiu pela data de renda mínima garantida que está chegando ao fim, bom momento para comprar mais.

Acoes-05-2013

RF-05-2013

FII-05-2013

As compras ou vendas que descrevo aqui não devem ser copiadas, cada investidor possui um perfil e estilo próprio, minhas escolhas podem não ser as melhores para o seu perfil. Não sou um profissional do mercado de valores, apenas um investidor que está iniciando esta jornada com vocês em busca da independência financeira.

 

Resumindo a Carteira General de Maio

Dividendos das Ações, Aluguéis dos FII e Cupons do Tesouro Direto : +0,40%

Despesas com corretagens e impostos: -0,04%

Rentabilidade no Mês: -0,49%

 

Obs.: O Ranking de Rentabilidade será postado na data de 05 de Junho de 2013 e gostaria que atualizassem até lá seus blogs ou enviassem por e-mail a rentabilidade do mês.

 

Invista em você!