Primeiro balanço do ano da Carteira General, um mês que fiquei completamente afastado da Bolsa de Valores, não li notícias e quase não movimentei a carteira. Parecia ser um ótimo mês, depois despencou e por fim subiu para fazer minha carteira ficar da mesma forma que iniciou o ano, logo no zero a zero, uma situação tediosa mas também por conta de um rebalanceamento que realizei.

A partir dessa atualização não irei mais colocar o colchão de segurança (poupança) junto com os investimentos e nem relacionar no patrimônio, como movimento bastante e rende pouquíssimo resolvi deixar como colchão de segurança mesmo e remover de vez do balanço da carteira. Estava mantendo em 2012 pois na verdade iniciei o ano aplicando na poupança e portanto ela fazia parte, mas agora não mais, manterei a estratégia de 40% Bolsa, 30% FII e 30% Renda Fixa agora só em Tesouro Direto.

 

Alocacao-Ativos-01-2013

No mês de Janeiro realizei as seguintes operações:

  • Compra de 20 cotas de SMAL11

  • Compra de uma cota inteira de NTNB 150820.

A carteira está diversificada conforme tabela e imagem abaixo por setores e ativos:

Alocacao-Setor-01-2013

 

FII-RF-01-2013

 

Vida pessoal e profissional

Na área profissional foi um mês de muita superação, viajei bastante e aproveitei para criar um cartão de milhas e pontuação de viagens, como viajo pela empresa posso colocar as milhas no meu nome e futuramente utilizar para uma viagem pessoal bacana e assim consigo um lado positivo com essas viagens a trabalho. No serviço tenho me empenhado bastante, finalizei um grande projeto e estou engatando outro, coordenando e desenvolvendo tudo sozinho bem difícil mas aprendendo muito, futuramente isso será recompensado. Minha saúde graças a Deus melhorou bastante, ainda não consegui fazer nenhuma atividade física pontualmente o que me decepciona só que também na alimentação estou tranquilo e balanceando legal.

A empresa própria está rendendo frutos e temos três projetos audaciosos que foram dados os ponta pés iniciais já, agora é seguir com disciplina e colher daqui a algum tempo, são sites com muita potencialidade para monetizar, um ótimo desafio para meu sócio e eu, cada dia percebo que estamos mais alinhados e isso é ótimo para a empresa, sempre um apresenta uma ideia ou apoia o outro.

Gostaria de aproveitar também para dizer que neste mês de Janeiro foi publicada uma entrevista comigo na ADVFN, agradeço ao jornalista Aroldo Glomb pela excelente postura e toda a equipe da ADVFN durante o tempo que conversamos, gostei muito do resultado e para aqueles que chegaram aqui através da revista sejam muito bem vindos ao espaço! 🙂

Com essa entrevista na revista fiz uma amizade e parceria com mais um colunista para o site que em breve terá seu espaço aqui, agora contamos com dois colunistas um na área da Macroeconomia e outro de Investimentos em Renda Variável, espero que gostem das novidades deste ano e dos artigos que estão por vir!

 

Resumindo a Carteira General de Janeiro

Rendimento dos aluguéis dos Fundos Imobiliários e cupons do Tesouro Direto: +0,54%

Despesas com corretagens e impostos: -0,14%.

Rentabilidade: +0.01%

 

Obs.: O Ranking de Rentabilidade será postado na data de 06 de Fevereiro de 2013 e gostaria que atualizassem até lá seus blogs ou me enviassem por e-mail a rentabilidade do mês. Os novos participantes foram avisados em seus blogs e os que já participavam considero automaticamente inscrito, exceto se pedir para ser removido do estudo.

 

Invista em você!

General Investidor - Clique aqui e curta nossa página no Facebook