No mês de setembro o mercado ficou bem volátil, fortes subidas seguidas de alguns ativos e quedas acentuadas em seguida, para então estabilizarmos com uma alta valorização acumulada. A alocação dos ativos na carteira General está da seguinte forma: Ações 44%, Fundos imobiliários 36%, Tesouro Direto 19,5%, o restante está líquido cerca de 0,5% do valor da carteira. A carteira General teve um forte aumento, sendo o maior rentabilidade da carteira no ano de 2013, mas ficando abaixo do Ibovespa que teve rentabilidade positiva no mês de setembro de +4,65%.

Neste mês recebi aluguéis dos fundos imobiliários e mais juros sobre capital do BBAS3, ficando com os rendimentos muito acima dos gastos com corretagens e impostos,  os gastos foram mínimos  com poucos movimentos feitos na carteira.

Carteira General Setembro 2013

Operações da Carteira General no mês de Setembro

  • Venda de Ações: VIGR3
  • Compra de Fundos imobiliários: FVBI11B e XPGA11

 

Diversificação da Carteira General por setores

Carteira General Setembro 2013

Esse mês diminui posição na ação VIGR3, liquidei totalmente quando atingiu um valor de mercado acima do valor contábil, não pretendia converter as ações da VIGR3 em JBSS3 por conta da dívida muito alta da empresa e não gosto dos fundamentos, essa foi a proposta da JBS pelas ações da VIGR3, uma ação da JBSS3 mais R$ 0,01 por ação, tudo isso comentado também na última atualização da Carteira General em Agosto de 2013. Na rentabilidade deste setor a ação com maior prejuízo foi a TEMP3 com rentabilidade negativa acumulada de -18,82% e a ação que teve a melhor performance foi a BBAS3 com rentabilidade acumulada de 12,79%. No setor das ações esse mês tive rentabilidade de +6,26%.

Os títulos do Tesouro Direto tiveram uma boa subida esse mês só que ainda não se recuperaram e seguem negativo no acumulado do ano. Neste mês os títulos tiveram rentabilidade de +1,86%.

No setor dos fundos imobiliários fiz duas compras para balancear a carteira e aproveitar os grandes descontos, optei por fundos que fornecem rendimentos com aluguel acima da Selic, comprei FVBI11B e XPGA11 esse mês e o fluxo de caixa segue aumentado por conta desses fundos imobiliários. Esse mês os fundos tiveram rentabilidade de +0,14%.

Gráficos por ativos da Carteira General

 Carteira General Setembro 2013Carteira General Setembro 2013Carteira General Setembro 2013

As compras ou vendas que descrevo aqui na Carteira General não devem ser copiadas, cada investidor possui um perfil e estilo próprio, minhas escolhas podem não ser as melhores para o seu perfil. Não sou um profissional do mercado de valores, apenas um investidor que está iniciando esta jornada com vocês em busca da independência financeira.

 

Resumindo a Carteira General de Setembro

Dividendos das Ações, Aluguéis dos Fundos imobiliários e Cupons do Tesouro Direto : +0,41%

Despesas com corretagens e impostos: -0,05%

Rentabilidade Total do Mês: +3,49%

 

Obs.: O Ranking de Rentabilidade será postado na data de 05 de Outubro de 2013 e gostaria que atualizassem até lá seus blogs ou enviassem por e-mail a rentabilidade do mês.