O mês de Setembro foi extremamente corrido! Não vi passar direito e só agora consegui parar para contabilizar a carteira e fazer esse post com o resumo das operações… Vida profissional, graças a Deus, está bem agitada e o legal é que consegui aumentar a frequência de posts no blog, conforme havia prometido 😀 isso me deu bastante ânimo, porque é algo que gosto muito de fazer.

Um mês de especulações com as eleições e que devem ser diminuir com os resultados de domingo agora (dia 05/10/2014), mesmo que tenha segundo turno, pelo menos algumas dúvidas vão ser eliminadas… Optei por ficar líquido de ações com forte relação com o Governo, uma ainda tenho em carteira e devem ver no gráfico abaixo de alocação qual é: VALE5. Essa ação está na mira para ser liquidada, fiz uma venda e depois recompra, um pequeno daytrade no mês para diminuir o prejuízo e deu certo, lucro líquido de 2% sobre o valor da operação, sinceramente não gosto de fazer operações desse tipo, mas o prejuízo estava bravo e o momento que se apresentava era de subida, foi uma aposta e deu certo, fim de papo e o valor gerado é bem irrisório, serviu para diminuir pouco o tombo da VALE5 na carteira, acredito que não tenha valido o esforço, só que quis tentar e tinha uma margem para fazer isso.

Carteira General Agosto 2014

No trabalho estou viajando bastante e isso tem me tomado o tempo totalmente durante o dia, a noite consigo passar pelos blogs para ler o que os colegas estão postando e lendo assiduamente ainda sobre fundos imobiliários e sobre economia.

Estou pensando em fazer uma outra faculdade, vocês acham que vale o tempo e o gasto? O objetivo é de conhecer outras áreas, para quem sabe ter mais sucesso como empreendedor e abrir a cabeça para longe da minha área atual, na qual já estou faz… Toda minha vida profissional de tempo, hehe.

Nas Ações foi um mês de grande decisão para minha carteira… Resolvi liquidar totalmente Banco do Brasil (BBAS3), minha ação mais querida e que mais elogiava para todos. Os fundamentos começaram a ficar caros e a margem de segurança ficou menor, com as eleições tivemos uma especulação tremenda e aproveitei a onda para vender tudo com um bom lucro, no total tive um lucro líquido (contando dividendos) de 72%. Com a venda comprei um pouco mais de Porto Seguro (PSSA3) e Rodobens Negócios Imobiliários (RDNI3), protegendo a carteira com seguros e imóveis, a troca no fim acabou sendo em momentos acertados, na maior alta do BBAS3 e nas baixas de PSSA3 e RDNI3, ainda quero ter um banco na carteira e estou analisando ITUB3 e BBDC3, talvez até voltar em BBAS3 porque já ficaram com uma margem boa novamente.

Não recebi nenhum dividendo das ações neste mês.

O Tesouro Direto caiu e tirou toda a suposta valorização que tinha gerado no mês passado. Cada vez gosto menos dessa modalidade de investimento e só de pensar nos impostos que vou pagar quando vender, já desanima… Quase liquidei tudo que tinha na carteira nessa última semana, resolvi esperar para ver o desenrolar das eleições e tomar uma decisão, por enquanto é de liquidar tudo e alocar em ações que estão bastante atrativas.

Nos fundos imobiliários fui as compras para diversificar bem a carteira com a meta de fluxo de caixa constante e cada vez mais previsível, agora sem papel em carteira e totalmente “tijolo”. Comprei fundos com longa renda mínima garantida nas áreas de educação e shopping, também comprei um fundo comercial com lojas de rua (MAXR11B) e bem descontado, comprei grandes fundos para serem os pilares do setor na carteira (BRCR11 e KNRI11) que devem resistir mais as crises com um portfólio AAA e distribuído por alguns estados e por fim os trocados em FFCI11 que tem mostrado uma excelente gestão.

 

Movimentações da Carteira General em Setembro de 2014

Venda de Ações: BBAS3
Compra de Ações: PSSA3 e RDNI3
Venda de Fundos Imobiliários: FVBI11B
Compra de Fundos Imobiliários: AEFI11, BRCR11, FFCI11, FIGS11, KNRI11 e MAXR11B

 

Rentabilidade por setor da Carteira General

Ações: -3,55%

Fundos Imobiliários: +0,18%

Tesouro Direto: -2,89%

 

Resumo do fechamento Setembro de 2014

Dividendos: +0,35%

Corretagens/Impostos: -0,20%

 

Rentabilidade do mês: -1,82%