No mês de novembro consegui deixar mais enxuta a carteira com a venda de ativos e a concentração na compra de outros ativos.

Gostaria de falar que finalizei a carteira e provavelmente teria finalizado se não fossem os fatos que ocorreram agora no final do mês, a prisão do banqueiro André Esteves que afetou bastante a credibilidade do BTG e que enfrenta agora um sério problema de imagem e de liquidez, pois os clientes estão realizando saques em massa e isso está refletindo em um péssimo serviço da administradora BTG nos seus fundos imobiliários, inclusive coisas graves como não publicação de Fatos Relevantes sobre alguns de seus fundos imobiliários. Escrevi isso para ilustrar o motivo de não ter finalizado os ajustes da minha carteira esse mês como imaginava e vou prosseguir diminuindo minha exposição aos administradores que não concordo com a forma que conduzem seus fundos ou que agem de má fé, no meu entendimento.

Uma carteira de investimentos serve para deixar o investidor tranquilo, conseguir tempo para aproveitar sua vida e deixar o dinheiro trabalhar por você, caso a sua carteira te deixa preocupado, dormindo mal e pede atenção exclusiva, então é bom revisar os seus ativos e sua estratégia, isso é o que estou fazendo.

Carteira General Novembro 2015

Carteira General Novembro 2015

 

Novamente a estratégia de focar em poucos ativos e de boa qualidade/expectativa se mostrou rentável, todos os ativos da carteira fecharam o mês positivo, mesmo que ligeiramente.

Nas ações continuo comprando e apenas comprado em Petrobras, em suas ações preferenciais PETR4. Recomprei as opções que estava vendido no mês anterior, logo no início de Novembro e aproveitei para comprar um pouco a mais de PETRL9 que levei até obter um bom lucro e vendi, essa operação saiu totalmente da minha estratégia de venda coberta pelas ações e confesso que me arrependi, mesmo obtendo lucro, pois seguir a estratégia é o que prego aqui e não pretendo voltar a fazer essa operação de compra descoberta de opções, o passado recente me lembra que perdi bastante dinheiro com isso e vocês podem ler o resultado essa desastrosa operação na atualização da Carteira General de Outubro de 2012.

Acho importante mostrar para você que erro em minhas operações, por isso mantenho um histórico fiel de tudo que faço na minha carteira, para mostrar os acertos, erros e mudanças de estratégias que um investidor faz durante sua trajetória. Esse prejuízo me acompanhou por um bom tempo e foi bom para me dar uma sacudida, voltei a estudar opções com seriedade nos anos seguintes e hoje amadureci bem a forma de operar, assim como reduzi bastante a margem que reservo para esse tipo de operações e evito operar alavancado como fiz no passado.

Nos fundos imobiliários a carteira reduziu para apenas 4 fundos imobiliários. Essa redução no entanto foi compensada pela entrada de um Fundo de Fundos que engloba diversos fundos que eu já havia em carteira, por isso realizei a venda de fundos que estavam dentro desse Fundo de Fundos afim de evitar uma super exposição em fundos imobiliários que podem passar por turbulências nessa crise que deve se agravar no ano que vem. Não possuo no entanto mais fundos do setor de Logística e Comerciais na carteira, pois entendo que esses serão setores muito afetados negativamente pela crise financeira que o Brasil atravessa.

No Tesouro Direto as taxas voláteis me permitiram comprar mais alguns títulos que devo carregar para o vencimento, realmente esses juros estão muito bons e vou aproveitar quando puder para comprar mais títulos, tanto como um colchão de segurança e também como uma reserva de capital para comprar alguns ativos que venham a ter uma queda acentuada no ano que se segue.

Atualmente o Tesouro Direto é uma modalidade incrível de investimentos para quem busca segurança e quer proteger o patrimônio, por isso fiz o artigo para te ajudar: Tesouro Direto: O Guia Completo.

 

Movimentações da Carteira General em Novembro de 2015

Compra de Fundos Imobiliários: Agências bancárias e Fundo de Fundos
Venda de Fundos Imobiliários: Logísticos, Agências bancárias, Shoppings e Comerciais
Compra de Ações: PETR4
Compra de Tesouro Direto: IPCA+ 2019 e Prefixado 2021

 

Rentabilidade por setor da Carteira General

Ações: +0,05%

Fundos Imobiliários: +1,46%

Tesouro Direto: +0,16%

Opções: +1,82%

 

Resumo do fechamento Novembro de 2015

Dividendos: +0,44%

Corretagens/Impostos: -0,12%

 

Rentabilidade do mês: +2,49%