Vários acontecimentos nesse mês de Junho e vou ficando cada vez mais alheio para eles, com menos ações na carteira praticamente não acompanho mais o mercado de notícias.

Ainda leio o que diz respeito a única ação da carteira que é a VIVO, as matérias sobre a economia brasileira em geral e principalmente sobre o mercado imobiliário que é o foco atual dos meus investimentos. Aquela loucura de olhar as cotações diariamente e os balanços das empresas, vão ficando cada vez mais distante do meu dia a dia.

 

Carteira General Junho 2015

Carteira General Junho 2015

 

Nas ações tenho apenas a VIVT3, qualquer variação no papel influencia diretamente o setor “Bolsa” da carteira e isso é péssimo, pode verificar que a ação tem se desvalorizado desde a aquisição da GVT, provavelmente por conta da emissão de ações para cobrir a parte da Vivendi na operação e isso dilui o valor patrimonial por mais ações. O que salvou para a desvalorização não ser pior, foi o pagamento de dividendos e JSCP no valor de R$ 1,59 por ação ordinária (VIVT3).

Nos fundos imobiliários a valorização foi expressiva, parece que os investidores e as instituições estão enxergando cada vez mais essa modalidade de ativos como interessante para suas carteiras de investimentos. Por um lado é bom que gera liquidez e por outro é ruim porque as cotas não param de subir de valor e fica mais difícil se posicionar em alguns papéis.

No Tesouro Direto fui as compras, os rendimentos estão excelentes, comprei Tesouro IPCA+ 2019, papel com vencimento para 2019 que paga uma taxa pré-acordada mais o valor da inflação no período que manteve o título. Também comprei Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2020, papel com vencimento para 2020 que paga todo semestre o rendimento da taxa pré-acordada mais o valor da inflação no período que antecede o pagamento dos juros. Fiz um artigo recentemente que pode explicar melhor o que significam esses termos, caso queira saber mais sobre as nomenclaturas do Tesouro Direto.

 

Movimentações da Carteira General em Junho de 2015

Compra de Fundos Imobiliários: Agências Bancárias
Venda de Fundos Imobiliários: Escritórios e Logística
Compra de Tesouro Direto: IPCA+ 2019, IPCA+ com Juros Semestrais 2020

 

Rentabilidade por setor da Carteira General

Ações: -3,14%

Fundos Imobiliários: +2,95%

Tesouro Direto: -1,97%

 

Resumo do fechamento Junho de 2015

Dividendos: +0,90%

Corretagens/Impostos: -0,05%

 

Rentabilidade do mês: +1,87%