No mês de julho o mercado teve uma boa recuperada, algumas quedas e em seguida fortes subidas seguidas de alguns ativos. A alocação dos ativos na carteira General está da seguinte forma: Ações 50%, Fundos imobiliários 27%, Tesouro Direto 17%, o restante está líquido cerca de 6% do valor da carteira.

A carteira General teve um leve aumento ficando  abaixo do Ibovespa que teve rentabilidade positiva no mês de julho de +1,64%. Neste mês recebi cupons de alguns títulos do Tesouro Direto e os aluguéis dos fundos imobiliários como de costume, ficando assim acima dos gastos com corretagens e impostos,  os gastos foram superiores ao do mês passado pois realizei mais movimentações na carteira neste mês.

Carteira General Julho 2013

Operações da Carteira General no mês de Julho

  • Compra de Ações: BBAS3, VIVT3 e VALE5
  • Compra de Fundos imobiliários: TRXL11

 

Diversificação da Carteira General por setores

Carteira General Julho 2013

Esse mês aumentei posição nas ações  BBAS3, VIVT3 e VALE5, os preços ainda estão bem atrativos se olhar seus indicativos fundamentalistas. Na rentabilidade deste setor a ação com maior prejuízo foi novamente BRPR3 com rentabilidade negativa acumulada de -24,04% e a ação que teve a melhor performance foi a RDNI3 com rentabilidade acumulada de 13,99%.

Os títulos do Tesouro Direto tem caído bastante, principalmente porque dois deles pagaram cupom em Julho e isso foi descontado do valor do título, não realizei compra ou venda neste setor e nem devo realizar mais compras este ano, aguardarei os ajustes na Selic.

No setor dos fundos imobiliários adquiri uma nova cota TRXL11 que é um dos melhores fundos imobiliários no setor de logística e que ainda posso obter uma boa rentabilidade mensal, o preço que entrei não foi dos melhores, mas não entrei forte e devo aumentar posição baixando o preço médio na carteira.

Voltei a estudar opções, estou relendo o livro de Opções do Tradicional ao exótico e simulando muitas operações, um amigo está me ajudando com o estudo das gregas e tenho notado que não é tão difícil quanto imaginava, basta operar com travas bem colocadas e espero conseguir monetizar mais a Carteira General no futuro com essa estratégia, afinal é uma carteira para o longo prazo em horizonte de pelo menos 20 anos. O susto foi grande ano passado nas opções, só que agora após várias considerações já posso ver claramente onde errei e tentar melhorar nesses aspectos, veremos nas próximas atualizações.

 

Gráficos por ativos da Carteira General

 Carteira General Julho 2013 Carteira General Julho 2013 Carteira General Julho 2013

 

As compras ou vendas que descrevo aqui na Carteira General não devem ser copiadas, cada investidor possui um perfil e estilo próprio, minhas escolhas podem não ser as melhores para o seu perfil. Não sou um profissional do mercado de valores, apenas um investidor que está iniciando esta jornada com vocês em busca da independência financeira.

 

Resumindo a Carteira General de Julho

Dividendos das Ações, Aluguéis dos Fundos imobiliários e Cupons do Tesouro Direto : +0,57%

Despesas com corretagens e impostos: -0,36%

Rentabilidade no Mês: +0,81%

 

Obs.: O Ranking de Rentabilidade será postado na data de 05 de Julho de 2013 e gostaria que atualizassem até lá seus blogs ou enviassem por e-mail a rentabilidade do mês.

 

Invista em você!