No mês de dezembro continuei afastado do mercado de forma mais ativa, seguindo apenas com as leituras nos jornais e acompanhando pouca coisa da blogosfera. Como é o fechamento da Carteira General do ano de 2013, farei uma apresentação mais detalhada sobre os ativos e suas rentabilidades, além de comentários sobre a estratégia durante o ano.

A Carteira General teve uma pequena queda, fechando negativa a rentabilidade da carteira no ano de 2013, mas ficou acima do Ibovespa que obteve rentabilidade negativa no mês de dezembro de -1,86%. E o índice Ibovespa fechou o ano de 2013 com acumulado negativo de -15,5%.

A Carteira General ficou bem acima do índice, no entanto fechou negativa no acumulado do ano e não superou a inflação que era a segunda meta e fiquei decepcionado com isso, mas com a estruturação que fiz na carteira deve mostrar um resultado cada vez melhor ao longo do tempo, sem muitas movimentações e focando no aporte.

Vou lembrar de 2013 como um ano terrível na questão de vida pessoal, pois não viajei quase nada, não tive muitos momentos de lazer, perdi o emprego e tive que correr atrás de novos projetos para não ficar sem dinheiro no ano seguinte, tive uma dívida grande para os meus padrões na empresa que iniciei em 2012 e estou bem indeciso sobre o rumo da minha carreira… No lado positivo não tive nenhuma doença, emagreci bastante atingindo uma meta pessoal e consegui um salário muito melhor no novo emprego, vou viajar menos o que é ótimo, mas a incerteza de projetos é maior pelo valor atual da taxa que recebo.

Neste mês recebi aluguéis dos fundos imobiliários, dividendos e juros sobre capital da RDNI3 e BBAS3, ficando com os rendimentos bem acima dos gastos com corretagens e impostos,  os gastos foram mínimos,  com poucos movimentos feitos na carteira e isso se deve a estratégia de foco em aportes, já que a carteira está no formato que me sinto confortável.

Devido a queda desse mês a carteira fechou o ano negativa no acumulado de 2013 de -1,62%.

Carteira General Dezembro 2013

Operações da Carteira General no mês de Dezembro

  • Compra de Ações: VIVT3
  • Compra de Fundos Imobiliários: VLOL11

 

Diversificação da Carteira General por setores

Carteira General Dezembro 2013

Esse mês aumentei posição nas ações da VIVT3, no ramo de telefonia, os preços caíram bastante e os fundamentos continuam em parâmetros que considero bons, além disso essas ações possuem um bom histórico de dividendos que me interessa se for continuar desta forma. Na rentabilidade deste setor a ação com maior prejuízo foi a própria VIVT3 com rentabilidade negativa acumulada de -6,44% e a ação que teve a melhor performance foi a VALE5 com rentabilidade acumulada de 13,81%. No setor das ações esse mês a rentabilidade foi negativa de -1,10%.

Os títulos do Tesouro Direto tiveram uma forte queda esse mês, mais uma vez, a minha posição está apenas em títulos pré-fixados ou atrelados ao IPCA, não realizei nenhuma aquisição ou venda nessa área. Neste mês os títulos tiveram rentabilidade negativa de -1,57%.

No setor dos fundos imobiliários comprei mais cotas do VLOL11 que sofreu uma queda absurda, pelo que li eles não conseguiram locatários e isso não me assusta porque já fui ver o prédio e é uma região que acredito existir público para ele, também não estou comprando para receber agora mas sim ter um rendimento bom no futuro, o fluxo de caixa aumentou por conta dos fundos imobiliários adquiridos no último mês. Esse mês os fundos tiveram rentabilidade negativa de -4,26%

Gráficos por ativos da Carteira General

 Carteira General Dezembro 2013 Carteira General Dezembro 2013 Carteira General Dezembro 2013

  As compras ou vendas que descrevo aqui na Carteira General não devem ser copiadas, cada investidor possui um perfil e estilo próprio, minhas escolhas podem não ser as melhores para o seu perfil. Não sou um profissional do mercado de valores, apenas um investidor que está iniciando esta jornada com vocês em busca da independência financeira.

 

Resumindo a Carteira General de Dezembro

Dividendos das Ações, Aluguéis dos Fundos imobiliários e Cupons do Tesouro Direto : +0,63%

Despesas com corretagens e impostos: -0,03%

Rentabilidade Total do Mês: -1,69%

Acumulado no ano de 2013: -1,62%

 

Obs.: O Ranking de Rentabilidade com o fechamento de 2013 será postado na data de 08 de Janeiro de 2014 e gostaria que atualizassem até lá seus blogs ou enviassem por e-mail a rentabilidade do mês.

 

Invista em você!