No mês de agosto o mercado ficou bem volátil, fortes subidas seguidas de alguns ativos e quedas acentuadas em seguida, para então estabilizarmos com uma alta valorização acumulada. A alocação dos ativos na carteira General está da seguinte forma: Ações 46,5%, Fundos imobiliários 33%, Tesouro Direto 20%, o restante está líquido cerca de 0,5% do valor da carteira.

A carteira General teve um leve aumento ficando bem abaixo do Ibovespa que teve rentabilidade positiva no mês de agosto de +3,68%. Neste mês recebi cupons de alguns títulos do Tesouro Direto, aluguéis dos fundos imobiliários, dividendos da GGRB3 e generosos juros sobre capital do BBAS3, ficando muito acima dos gastos com corretagens e impostos,  em comparação com o mês passado os gastos foram drasticamente reduzidos pela metade por ter movimentado menos a carteira.

Carteira General Agosto 2013

Operações da Carteira General no mês de Agosto

  • Compra de Ações: ETER3
  • Venda de Ações: BRPR3 e VIGR3
  • Compra de Fundos imobiliários: VLOL11, RNGO11 e TRXL11
  • Compra de Tesouro Direto: NTN-B 150820

 

Diversificação da Carteira General por setores

Carteira General Agosto 2013

Esse mês diminui posição nas ações  BRPR3 e VIGR3, a primeira liquidei totalmente por ter analisado melhor os relatórios e notado uma ilusão no aumento dos ativos por valorização fictícia dos imóveis e essa era a pior ação na carteira com desvalorização acumulada de -25,98%, já a segunda diminui apenas um pouco de participação quando atingiu um valor de mercado acima do valor contábil, não pretendo converter as ações da VIGR3 em JBSS3 por conta da dívida muito alta da empresa e não gosto dos fundamentos, essa foi a proposta da JBS pelas ações da VIGR3, uma ação da JBSS3 mais R$ 0,01 por ação.

Comprei ETER3 com a queda considerável da cotação, deixando os fundamentos melhores do que já eram e proporcionando uma boa margem de segurança, segundo as notícias a empresa provavelmente terá de pagar o tratamento de funcionários por conta do uso de amianto. O mercado já tinha precificado muito negativamente o preço das ações por conta do valor absurdo estipulado pela acusação de cerca de 1 Bilhão de reais, agora que os valores foram ajustados para uma realidade mais aceitável, notei que a perda não será tão grande e nada que influenciará os fundamentos da empresa.

Na rentabilidade deste setor a ação com maior prejuízo foi da TEMP3 com rentabilidade negativa acumulada de -14,42% e a ação que teve a melhor performance foi a RDNI3 com rentabilidade acumulada de 9,90%.

Os títulos do Tesouro Direto tem caído bastante, o NTN-B pagou cupom em Agosto e isso foi descontado do valor do título, resolvi aumentar a participação no NTN-B para melhorar o fluxo de caixa da carteira pois ele paga logo em seguida dos títulos NTNF, a Selic foi aumentada pelo Copom em mais 0,5 pontos e agora está em 9% ao ano, talvez no final do ano compre algumas LTN novamente .

No setor dos fundos imobiliários fiz muitas compras para balancear a carteira, só que foi num péssimo momento antes do aumento da Selic e depois dessa os fundos caíram bastante, talvez por encontrarmos agora boas alternativas na renda fixa e mais seguras, pretendo continuar comprando ainda mais com esses preços descontados porque o fluxo de caixa que os fundos imobiliários geram é bem interessante para minha estratégia de longo prazo.

Finalmente operei opções após estudar mais estratégias e reler o livro de Opções do Tradicional ao Exótico (link afiliado), apenas opções da VALE5 e com pouco capital (cerca de 2% da carteira), obtive um retorno modesto de 0,68% nas operações e sobre o valor da carteira de 0,48%, todos os valores líquidos de custos, corretagens e impostos. Analisando as operações que fiz, o tempo que demandou e o estresse de acompanhar o mercado freneticamente, não acredito que tenha valido muito a pena, por isso pretendo estudar mais e não voltar a operar opções até ter uma carteira mais consolidada.

 

Gráficos por ativos da Carteira General

 Carteira General Agosto 2013Carteira General Agosto 2013Carteira General Agosto 2013

 

As compras ou vendas que descrevo aqui na Carteira General não devem ser copiadas, cada investidor possui um perfil e estilo próprio, minhas escolhas podem não ser as melhores para o seu perfil. Não sou um profissional do mercado de valores, apenas um investidor que está iniciando esta jornada com vocês em busca da independência financeira.

 

Resumindo a Carteira General de Agosto

Dividendos das Ações, Aluguéis dos Fundos imobiliários e Cupons do Tesouro Direto : +0,84%

Despesas com corretagens e impostos: -0,18%

Rentabilidade Total do Mês: +0,63%

 

Obs.: O Ranking de Rentabilidade será postado na data de 05 de Setembro de 2013 e gostaria que atualizassem até lá seus blogs ou enviassem por e-mail a rentabilidade do mês.