Novamente a Bolsa de Valores em alta, as eleições estão sendo uma ótima desculpa para as especulações sem sentido e os traders devem estar pirando!

Estou modificando minha estratégia por conta dessas especulações, algumas ações entraram em uma linha que considero com pouca margem de segurança e principalmente pela falta de dados que me mostram uma explicação para a explosão das cotações, tenho aumentado a venda de ativos na classe das Ações por conta disso e aportando mais em Fundos Imobiliários.

Publiquei alguns posts rápidos sobre fatos relevantes e notícias que achei interessante, o que acharam desses posts? Na verdade são de ações que acompanho e por isso que gostei, rs. Mas se vocês também gostaram posso aumentar a frequência, monitoro elas com algumas ferramentas de gerenciar notícias e recebo diariamente algo novo.

Carteira General Agosto 2014

Enquanto estava preparando esse post, fiquei pensando sobre as ações do Banco do Brasil (BBAS3) que dispararam com cerca de 70% de rentabilidade no ano, mas ainda segue dentro dos fundamentos, gosto muito dessa ação mas estou sentindo que é mais especulação do que fundamentos… Hoje ela ocupa o espaço de destaque na carteira com 12% de participação.

Tenho acompanhado também as notícias sobre a compra da GVT pela VIVO (VIVT3) e estou empolgado, essa é uma empresa que já conheci o serviço em clientes que visitei no interior e a internet deles de banda larga é incrível, realmente bem rápida e o pessoal que conversei me disseram que é muito boa, não vi se tem TV paga também no pacote, mas isso seria ótimo para a expansão dos negócios da VIVO que já é uma gigante do setor.

Recebi dividendos das ações: BBAS3 e GGBR3.

O Tesouro Direto está sendo uma surpresa boa, recebi os cupons de uma NTN-B e a rentabilidade dos títulos tem crescido bem, mas a chatice está no e-mail de reinvestimento automático que recebo umas duas vezes por mês… O Governo está parecendo desesperado para que ninguém resgate os títulos, só acho.

Nos fundos imobiliários estou tentando me especializar, lendo todo dia e participando quando posso de discussões sobre o assunto, quero aproveitar para divulgar uma iniciativa do blog do Tetzner que também divulguei no facebook: https://www.facebook.com/groups/ACFII11
Associação dos Cotistas de Fundos de Investimento Imobiliário, é um grupo de discussões para debater ideias para melhorias do mercado de fundo imobiliário que é bem recente no Brasil, quem quer aprender ou colaborar recomendo esse grupo.
Nas operações da carteira do mês, fui as compras mas também liquidei um fundo imobiliário XPGA11 que foi o primeiro fundo imobiliário que adquiri, um fundo de papel com lastro em lotes imobiliários. A motivação foi por uma reflexão do longo prazo, quando o fundo tiver que comprar novos papéis não deve conseguir taxas tão boas, enquanto os fundos de tijolos são corrigidos pela inflação em sua maioria e isso já serve como uma proteção que estava procurando nos fundos imobiliários de “papel”.

 

Movimentações da Carteira General em Agosto de 2014

Venda de Fundos Imobiliários: XPGA11
Compra de Fundos Imobiliários: FIGS11 e KNRI11

 

Rentabilidade por setor da Carteira General

Ações: +6,75%

Fundos Imobiliários: -1,61%

Tesouro Direto: +2,16%

 

Resumo do fechamento Agosto de 2014

Dividendos: +0,51%

Corretagens/Impostos: -0,03%

 

Rentabilidade do mês: +2,87%