O mês de Dezembro foi excelente, tivemos um chamado rally de natal, segundo a lenda neste período temos uma grande alta em várias ações principalmente relacionadas a consumo, devo lembrá-los que isso não é regra e provavelmente ocorreu por que os resultados das empresas indicavam que deveriam pagar aquilo por elas. Sou contra criar esse tipo de conceito porque futuramente podemos criar uma expectativa quanto ao rally e bastaria comprar em Novembro e vender em Dezembro, coisa que discordo, de qualquer forma ajudou muito a minha carteira a fechar o ano com um prejuízo bem menor do que estava em Novembro.

 

Neste final de mês em Dezembro tive uma boa rentabilidade, só que fiquei decepcionado quando comparei com as demais carteiras da blogosfera que tiveram rendimentos fantásticos, acredito que a rentabilidade foi diminuída pelo aporte em poupança que não está rendendo nada ultimamente e que foi necessário para reviver o colchão de segurança praticamente esgotado anteriormente.

Os gastos com corretagem neste mês foram de apenas R$ 10,00 que espero tornar a realidade daqui para frente, o equivalente a apenas uma corretagem e não pagarei custódia por conta disso, comprei cotas de SMAL11 e também mais um título do tesouro de código NTN-F010123 para balancear a carteira.

 


 

Sem alterações na carteira este mês e nenhuma venda, vou resumir por ativo as rentabilidades deste ano de 2012:


Ao todo durante o ano de 2012 recebi de aluguéis dos Fundos imobiliários o rendimento de +1,03% sobre o valor da carteira e que foram reinvestidos em ativos diversos conforme balanceamento da carteira.

Neste ano foram gastos com corretagens e impostos dos ativos em carteira 0,70% do valor total da carteira.

Tenho também um valor “preso” em um Consórcio que cancelei neste ano, não fui contemplado para reaver o dinheiro, logo não entra em nenhuma conta só quando me devolverem mesmo, relatei isso aqui: Artigo Consórcio.

 

Na vida pessoal estou sem nenhum plano para 2013 e preciso me organizar melhor, este ano deixei as coisas correrem soltas demais  o que não gosto nada de fazer, adoro ter algumas metas para bater e planos para seguir apesar de dificilmente me manter no rumo destes planos… O objetivo principal então para 2013 será de me organizar melhor e criar um planejamento de vida além de um de investimentos. 🙂

 

Resumindo a Carteira General de Dezembro

Rentabilidade: +2.25%

 

 

Obs.: O Ranking de Rentabilidade será postado na Sexta-feira (06 de Janeiro de 2013) e gostaria que atualizassem até lá seus blogs ou me enviassem por e-mail a rentabilidade do mês.