Este mês de Agosto foi muito bom para os ativos da carteira, tive uma grande rentabilidade em todos e diversifiquei bem a carteira de Fundos Imobiliários.

Está me preocupando o fato da minha corretora atual começar a cobrar custódia a partir deste mês para as contas econômicas que é o meu caso, entrei em contato para fechar uma parceria e conseguir alguma promoção para vocês mas não deu certo, apenas queriam dar uma semana de isenção de corretagem e isso não ajuda em nada, se tiverem sugestões de corretoras sem custódia por favor divulguem.

Bom vamos aos gráficos que falam melhor do que eu sobre minha carteira:

Estou seguindo com a estratégia de 40% em Ações (ETF), 30% em FII e 30% em Renda Fixa, porém o alto valor em conta corrente da corretora se deve a operações com opções que realizei neste mês, acho que estou pegando o jeito mas ainda não me sinto confortável.

O objetivo dessas operações era recuperar o prejuízo do mês anterior e este foi realizado com sucesso, ainda com um pequeno lucro, voltarei a operar apenas em Setembro porque já tinha iniciado uma operação, após este mês não pretendo voltar a realizar este tipo de investimento até entender totalmente as travas.

Não recomendo para ninguém, é extremamente volátil e arriscado, o desvio padrão desta modalidade é muito alto e pode dobrar o dinheiro ou perder tudo, portanto não vou descrever a estratégia utilizada, mas penso em abordar o tema e disponibilizar uma planilha que desenvolvi com meus amigos e que ficou bem legal para monitorar as operações com opção.


Como pode ser visto na planilha acima adquiri novos Fundos Imobiliários e me desfiz de outros, as operações com FII este mês foram:

Venda de cotas de FLMA11  (Posição zerada na carteira)

Compra de cotas de VLOL11 

Compra de cotas de RBGS11 

Compra de cotas de BBRC11 

Subscrição de cotas de XPGA11  (Exibido por XPGA13 até que o administrador mude a nomenclatura)

Abaixo estou exibindo os gráficos por setor Ações, Fundos Imobiliários e Renda Fixa, na última continua inalterado não achei o momento de comprar novos Títulos do Tesouro e apenas apliquei um pouco em Poupança para ajudar na empresa se for necessário um saque rápido.

 

Não estou conseguindo gerenciar meu tempo corretamente, tenho falhado aqui com vocês em criar artigos decentes e peço desculpas por isso mais uma vez, tenho alguns escritos mas não achei satisfatório, então nem publiquei.

Fiz cursos de otimização de sites para a atuar com a minha empresa e um curso de impostos de aperfeiçoamento, fechei o módulo do MBA e estou indo para o último semestre, além disso estou lendo dois livros excelentes: Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas de Dale Carnegie e A Arte de Cuidar do Cliente de Sérgio Almeida. Vale a pena praticar os ensinamentos desse primeiro livro que citei, inclusive o mega investidor Warren Buffet o leu e foi sabendo disso que me interessei por essa obra.

 

Resumindo a Carteira General de Agosto

Rentabilidade: +1,95%