No mês de abril tivemos um mercado turbulento e a carteira General acompanhou de forma drástica essa queda, inclusive perdendo para o Ibov pela primeira vez este ano. A alocação dos ativos em carteira ficaram um pouco fora do estipulado de 40% Bolsa, 30% FII e 30% Renda fixa, agora estou com a alocação de 40% Bolsa, 40% FII e 20% Renda fixa, pelo fato de estar enxergando boas oportunidades em renda variável e não enxergar um bom retorno de longo prazo na renda fixa, agora este setor servirá simplesmente para proteção.

A carteira fechou com uma rentabilidade negativa e abaixo do Ibovespa que encerrou o mês de abril com rentabilidade negativa de -0,78%. Neste mês os dividendos das ações e os aluguéis dos fundos imobiliários foram acima dos gastos com corretagens e impostos,  mesmo assim ainda foram altas as despesas e isso é péssimo, a corretagem que pago é bem salgada e não a troco porque os benefícios da corretora que utilizo valem a pena, talvez agora que tenha uma carteira que me sinto confortável posso diminuir as movimentações durante o resto do ano.

Alocacao-Ativos-04-2013

No mês de Abril realizei as seguintes operações:

  • Vendas de Tesouro Direto: LTN010115 e LTN010116

  • Compras de Ações: VALE5, TEMP3 e BBAS3

  • Compras de Fundos Imobiliários: AEFI11, RNGO11, VLOL11, XTED11 e RBGS11

 

A carteira está diversificada conforme tabela e imagens abaixo por setores e ativos:

Alocacao-Setor-04-2013

Não comprei novas ações, estou apenas aumentando participação nas ações que já tenho em carteira, desta vez porém me desfiz dos títulos do tesouro com nomenclatura LTN, pois estes seriam prejudicados pelo aumento da Selic e realmente foram, fiz uma boa jogada neste caso e os vendi antes da reunião do Copom que aumentou a taxa Selic para 7,5% ao ano, os títulos atrelados a inflação de nomenclatura NTN sofreram também com este ajuste e caíram bastante, irei mantê-los para proteção contra inflação e também pelos cupons semestrais que gostei de receber.

Os fundos imobiliários gosto de aumentar posição naqueles que estão tendo uma desvalorização sem fundamento, aproveito a queda e compro para me beneficiar dos aluguéis mensais, foi o caso destas escolhas de abril. Sigo aumentando posição nos FII em carteira e o caixa mensal já começa a ficar interessante, pelo menos está cobrindo todas as despesas de operações e sobrando um pouco.

Acoes-04-2013 FII-04-2013RF-04-2013

As compras ou vendas que descrevo aqui não devem ser copiadas, cada investidor possui um perfil e estilo próprio, minhas escolhas podem não ser as melhores para o seu perfil. Não sou um profissional do mercado de valores, apenas um investidor que está iniciando esta jornada com vocês em busca da independência financeira.

 

Resumindo a Carteira General de Abril

Dividendos das Ações, Aluguéis dos FII e Cupons do Tesouro Direto : +0,27%

Despesas com corretagens e impostos: -0,23%

Rentabilidade no Mês: -1,18%

 

Obs.: O Ranking de Rentabilidade será postado na data de 05 de Maio de 2013 e gostaria que atualizassem até lá seus blogs ou enviassem por e-mail a rentabilidade do mês.

 

Invista em você!

General Investidor - Clique aqui e curta nossa página no Facebook